O município de Sarandi realizou no último fim de semana (17 a 19/01) a 6ª edição da Feira da Uva e da Agroindústria Familiar, que aconteceu na Praça Farroupilha. O evento destacou a comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar, como uva e seus derivados, embutidos, hortigranjeiros, agroindustrializados e artesanato, oferecidos por 35 expositores de Sarandi, Nova Boa Vista, Planalto, Barra Funda e demais municípios da região.
A abertura oficial aconteceu no sábado (18/01) e reuniu autoridades locais e regionais, como o coordenador da Macro Região Norte da Participação Popular e Cidadã, Renne Cecconello, dos deputados estaduais, Edegar Pretto e Altemir Tortelli, do deputado federal, Dionilso Marcon e do secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan.
Os preparativos para a Feira começaram na semana passada, quando foi realizado o 3º Roteiro da Uva, levando turistas para conhecer e valorizar o meio rural de Sarandi. Durante o roteiro, teve visitação à propriedade da família Zardo, na Linha Cocho, às agroindústrias de Vinhos Gelain, Sucos Vitis e Bolachas Sola. No domingo (12/01), a comunidade São Cristóvão Sobradinho sediou a festa do Clube de Mães. Na ocasião, foi escolhido o maior cacho de uva, com a participação de 22 agricultores.
No espaço organizado pela Emater/RS-Ascar, durante a Feira, os técnicos orientavam os visitantes sobre irrigação, piscicultura, usos múltiplos da água e compostagem. Informações relacionadas à campanha do controle biológico de pragas invasoras também eram oferecidas, bem como a possibilidade de encomenda de alevinos e mudas de erva mate.
A gerente adjunta do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Ana Cláudia Zanatta Pedon, comentou da importância da Feira, tradicional no calendário do município e região. “Este é um espaço que oportuniza divulgar as potencialidades de produtos da agricultura familiar, com destaque a produção de uvas e seus derivados, as agroindústrias familiares, o artesanato e o turismo rural”. Ana lembrou ainda que Sarandi foi um dos primeiros municípios da região a iniciar as rotas de turismo rural.
O secretário Ivar Pavan lembrou que a agricultura familiar sempre foi prioridade do Governo e ocasiões como esta demonstram a importância desse setor. “O maior acerto cometido pelo Governo foi na definição das políticas públicas que acompanham a agricultura familiar, possibilitando o desenvolvimento, não somente dentro da propriedade, mas permitindo aos agricultores agregar valor e comercializar fora”. Nos últimos três anos, mais de 1,6 mil agroindústrias receberam o selo Sabor Gaúcho, certificado que garante a qualidade dos produtos da agricultura familiar.
Para o prefeito em exercício de Sarandi, Volmir Grando, a iniciativa e participação dos agricultores foram muito importantes para a realização da Feira, uma vez que a dificuldade de mão-de-obra e a sucessão familiar são questões que preocupam o meio rural. Segundo ele, eventos como este são necessários para impulsionar a agricultura familiar, permitindo aos agricultores agregar valor aos seus produtos, com mercado garantido.
Durante a programação da Feira duas agroindústrias de Sarandi receberam o certificado que permite a utilização do selo Sabor Gaúcho em seus produtos. As agroindústrias contempladas foram Embutidos Sausen e Embutidos Araldi.
Heloise Santi
Central do Interior
Diretoria de Jornalismo/SECOM
Telefone (51)3213-0787
Nenhum comentário:
Postar um comentário