terça-feira, 28 de janeiro de 2014

RS seguirá com calor intenso e sol entre nuvens nesta terça-feira

Pontos do Sul e Sudoeste terão mais instabilidade e chance de chuva pela manhã

O sol aparece com nuvens na maioria das regiões do Rio Grande do Sul nesta terça-feira, mas haverá maior nebulosidade em pontos do Sul e do Sudoeste do Estado por conta da instabilidade que atua no Uruguai. Nestas áreas é alta a chance de chuva, em alguns pontos já de manhã.

Nas demais regiões, pancadas isoladas de chuva da tarde para a noite. O dia é de calor no Estado, especialmente na Metade Norte. Dados analisados pela MetSul indicam que a onda de calor seguirá por, pelo menos, mais dez dias e ganhando muita intensidade no início de fevereiro com máximas superiores a 40ºC.

As mínimas devem atingir 16°C em São José dos Ausentes e 18°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem alcançar 37°C ou mais em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 23°C e 37°C. No Litoral Norte, as marcas variam entre 22°C e 30°C, em Torres.

O mapa mostra os desvios em relação à média (anomalia) da temperatura da superfície do mar (TSM) em todo o planeta. O que chama a atenção são duas áreas em que a TSM está muito acima do normal. Uma na costa do Alasca e outra, que é muito relevante para nós, entre a costa do Sul do Brasil e a África do Sul. Esta área enorme de águas muito mais quentes que a média no Atlântico Sul ajuda a explicar este verão muito quente no Rio Grande do Sul.

Assim como o mar mais aquecido na costa no Pacífico Norte traz inverno “quente” no Alasca. Algumas cidades do estado americano que normalmente estariam com 20ºC negativos nesta época, ontem tinham quase 10ºC positivos. Estas anomalias ainda influenciam a trajetória da umidade e o inverno extremamente seco na costa Oeste dos Estados Unidos assim como o janeiro de chuva muito abaixo no Sudeste do Brasil. 

Fonte: Metsul
Postado por:Claudinara Glienke

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/