quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Nove são presos em operação que investiga irregularidades em obras públicas gaúchas

Empresas de engenharia são suspeitas de receber recursos, mas não concluírem trabalhos

Nove pessoas foram presas durante a operação Kilowatt, deflagrada nesta quinta-feira pela Delegacia Fazendária do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Entre os presos estão quatro servidores públicos – um diretor e três fiscais da Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do Rio Grande do Sul – e cinco empresários.

Em entrevista coletiva, os delegados Joerberth Nunes e Daniel  Mendelsk explicaram que três empresas de engenharia são investigadas, há um ano, pela atuação em seis obras públicas estaduais avaliadas em R$ 12 milhões. A Delegacia Fazendária investiga superfaturamento e pagamento de propina a servidores públicos.

Em fevereiro de 2013, o Departamento de Gestão do Conhecimento para Prevenção e Repressão à Corrupção da Secretaria de Segurança encaminhou à Polícia Civil apontamentos da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (CAGE) sobre possíveis irregularidades em obras na Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps), que é vinculada à Secretaria de Saúde do Estado. Entre os trabalhos investigados estão reformas de uma subestação elétrica, do sistema de climatização e de um laboratório.

As empresas de engenharia são suspeitas de receberam recursos públicos e não efetuarem as obras ou utilizarem materiais de qualidade inferior, como não substituição de telhados e não substituição de madeiramentos. Apesar de de serem apenas seis os trabalhos investigados, essas empresas têm pelo menso 60 obras contratadas com o governo do Estado.

No Rio Grande do Sul, a ofensiva ocorreu em Canela, Ivoti, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Porto Alegre e São Leopoldo. Em São Paulo, os alvos são os municípios de Campinas e Limeira.  Cerca de 150 policiais civis participaram da ofensiva.

Fonte: Correio do Povo
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/