Cerca de R$ 150 milhões, já em processo de licitação, devem ser
aplicados em repavimentação de estradas estaduais pedagiadas,
administradas pela Empresa Gaúcha Rodovias (EGR). O órgão encerrou 2013
com nove praças sob seu comando e previsão de outras cinco a serem
assumidas nos primeiros dias de 2014. Em onze meses, foram investidos R$
15 milhões em manutenção e obras de segurança. O orçamento da EGR para
2014 é de cerca de R$ 182 milhões, com uma malha de aproximadamente mil
quilômetros a ser administrada, sendo que a meta é utilizar 80% desses
recursos nas rodovias.
Os Serviços de Conservação Rodoviária de
Rotina devem ser terceirizados para a empresa M.G. Serviços Rodoviários,
que fornecerá mão-de-obra, equipamentos e materiais. No cronograma da
EGR para 2014, está a construção da passarela de Travessia Urbana de
Parobé. A estrutura permitirá a retirada de uma sinaleira na ERS 239,
uma reivindicação da comunidade de mais de uma década.
Em
Lajeado, a empresa contratou o serviço de recuperação asfáltica da ERS
130. Trabalho semelhante já foi realizado no trecho de 3,6 quilômetros
entre a BR 386 e o entroncamento com a ERS 453. Esse intervalo, na zona
urbana, não pertencia ao extinto polo de concessão rodoviária. Por isso,
dependia de manutenção nos últimos 15 anos.
Está prevista
também a recuperação do asfalto em 12 quilômetros da ERS 135, no trevo
de acesso a Passo Fundo. A EGR administra 78,33 quilômetros da rodovia.
Outra iniciativa é a construção do trevo de acesso à Universidade
Federal da Fronteira Sul, em Erechim (EFFS), cuja obra teve início em
dezembro. Também deve ser feita a pintura e instaladas tachas e
refletivos para a sinalização em 380 quilômetros de rodovias. O início
desse serviço ocorrera na ERS 122, na ERS 239 e na ERS 240.
A
EGR prevê ainda o conserto de duas pontes sobre os arroios Cadeia, na
ERS 122; e Sapiranga, na ERS 239. Além disso, foi feita a recomposição
de talude na ERS 240. A partir da meia-noite do dia 7 de janeiro, a EGR
passa a administrar 14 praças de pedágio, que contam já com a
participação popular nos processos de decisão por meio dos oito
Conselhos Comunitários das Regiões das Rodovias Pedagiadas (Corepes),
transformando-se todos eles em pedágios públicos comunitários.
Fonte: Correio do Povo
quinta-feira, 2 de janeiro de 2014
EGR vai aplicar ao menos R$ 150 milhões nas estradas do RS em 2014
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