segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Fotos do dia

Historia dos cactos

Os cientistas acreditam que por um processo chamado evolução, os seres vivos se diversificaram e,   assim, puderam ocupar os mais diferentes ambientes. Alguns grupos de plantas se tornaram   especialistas em viver nas regiões secas, entre os quais estão os cactos – plantas da Família das   Cactáceas. Mesmo atravessando longos períodos sem chuvas, eles conseguem permanecer verdes e   vigorosos. Suas formas são variadas, a maioria tem espinhos e alguns dão flores muito vistosas,   atraindo insetos, pássaros e até morcegos! Quanto aos tamanhos, podem ser pequenos (com dois   centímetros de altura, por exemplo) ou ter até dez metros de altura.

  Embora sejam adaptados à vida em áreas secas, no Brasil, podemos encontrar cactos em diversos   tipos de ambientes. No Nordeste temos o mandacaru, uma espécie que simboliza a região. Ao longo   do litoral, nas restingas, os cactos fazem parte da paisagem, já que resistem ao sol forte e ao calor   excessivo das areias nos meses de verão. Há, também, os cactos chamados 'flores-de-maio', que são   cactos ornamentais encontrados facilmente em floriculturas e que, na natureza, ocorrem em florestas   que vão do estado de Santa Catarina até o estado do Espírito Santo.
  CURIOSIDADES SOBRE OS CACTOS
  • A origem do nome: o termo 'cactos' foi usado há cerca de 300 anos antes de Cristo pelo grego   Teofrastus. Em seu trabalho chamado Historia Plantarum , ele associa o nome cacto à plantas   com fortes espinhos. Embora os cactos possam ter formas diversas, ainda hoje associamos a  idéia de que são plantas com muitos espinhos.
  • Nem todas as plantas que mantêm água dentro da sua estrutura são cactos. Essa   característica   também é comum às plantas suculentas. A diferença é que os cactos têm   apenas caule e espinhos e as suculentos também têm folhas e nem sempre espinhos.  
  • Todos os cactos florescem, porém algumas espécies só dão flores após os 80 anos de idade   ou atingir altura superior a dois metros. Depois da primeira floração, todo ano, na mesma   época, as flores voltam a aparecer.
  • Algumas espécies dão frutos comestíveis. É o caso do cacto mexicano Opuntia Ficus-indica,   que produz o conhecido figo-da-índia.
  • Cactos podem viver até 200 anos e alcançar 20 metros de altura (como o Cornegia gigantea,   originário dos EUA e México). Mas também existem espécies minúsculas. A menor conhecida é   o Blosfeldia liliputana, dos Andes bolivianos, com apenas 0,5 centímetros de diâmetro.
  • Apesar de 92% de sua estrutura ser composta por água, a presença do cacto indica sempre   um   solo pobre e seco.
  • No mundo, existem mais de duas mil espécies de cactos catalogadas. Só no Brasil, são mais   de 300 tipos.
  • Os cactos reproduzem-se tanto por sementes quanto por estacas.















Fontes de pesquisa: Rev. Ciência Hoje e Suplementos Agrícola e Feminino do Estadão
Fotos e postagem:Elisete Bohrer

2 comentários:

  1. OI ELISETE eu e a minha esposa gostamos muito das fotos que voce faz,estao sempre lindas.ABRACOS NO SEU CORACAO do DIONELE e da FABIANE

    ResponderExcluir

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/