Em 2012, Estado tinha terceira menor taxa de mortalidade infantil
Novo estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirma o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro como os estados com os maiores percentuais de população com mais de 60 anos do País. Ambos tinham 16,1% de seus residentes com 60 anos de idade ou mais em 2012. O total do Brasil foi de 12,6%, segundo a pesquisa. Os estados com menor índice foram Amapá e Roraima, com 5,1% e 6,3%, respectivamente.A taxa de fecundidade total do Brasil em 2012 foi de 1,8 filhos por mulher, abaixo dos 2,1 necessários para estabilizar o tamanho da população no longo prazo. Já o índice de mortalidade infantil no país, em 2012, ficou em 15,7 por mil nascidos vivos. O Rio Grande do Sul aparece com a terceira menor taxa, atrás de Santa Catarina e Espírito Santo.
Santa Catarina tem a maior expectativa de vida, com 77,7 anos. O Rio Grande do Sul é o quinto da lista, com um ano inferior ao estado vizinho, 76,6. A expectativa nacional é de 74,7. Em todos os estados, as mulheres apresentam números superiores aos homens.
Nos últimos dez anos, o Rio Grande do Sul aumentou a formalização do mercado de trabalho e o nível de emprego. O valor real do rendimento do trabalho, principalmente do salário mínimo, se elevou desde 2002. A proporção de famílias unipessoais cresceu de 9,3% para 13,2% e as famílias chefiadas por mulheres passaram de 28% para 38% na última década.
Fonte:Correio do Povo
Postado por:Elisete Bohrer
Nenhum comentário:
Postar um comentário