quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Saiba como manter a saúde da pele durante a mudança de estação

 Temperatura instável, dias de sol e noites frias acabam agredindo a pele e favorecendo o ressecamento, surgimento de alergias e o aparecimento de manchas

Enquanto o inverno se despediu com altas temperaturas e sol forte, os primeiros dias da primavera têm sido marcados por chuva e frio. Esse aumento das chuvas e a oscilação no termômetro, porém, são características dessa transição entre as estações.

O problema é que, embora comuns, nossa pele nem sempre reage bem a tantas mudanças no clima.

A dermatologista Helua Mussa Gazi explica que toda troca de estação exige mais cuidados com a saúde, especialmente a da pele. Temperatura instável, dias de sol e noites frias acabam agredindo a pele e favorecendo o ressecamento, surgimento de alergias e o aparecimento de manchas.

— É importante nessa época do ano reforçar os cuidados com a pele para proteger principalmente o rosto, a região do pescoço, braços e mãos. São cuidados essenciais, principalmente depois do inverno, estação em que normalmente as pessoas deixam a pele mais de lado — recomenda.

Limpeza é palavra de ordem!
Para evitar que a mudança climática cause muitos problemas, o primeiro passo é uma boa limpeza da pele, mas sem exageros. Duas vezes ao dia, por exemplo, é o ideal para que sejam removidos os resíduos como a maquiagem, oleosidade e sujeira.

Segundo Helua, dois cuidados são essenciais durante a limpeza: uso de sabonete específico para o seu tipo de pele e não enxaguar o rosto com água muito quente. Além disso, deve-se lavar a face sempre com um sabonete específico, já que esse não deve ser o mesmo que usamos no corpo.

— Os sabonetes faciais também podem ser substituídos por geis de limpeza, espumas de limpeza, sabonetes faciais líquidos... Todos têm a mesma função, que é limpar. É importante lembrar, também, que o sabonete deve ser, de preferência, PH neutro, o que não interfere na microflora cutânea e é menos irritante — explica.

Hidratação para uma pele de pêssego
A mudança brusca de temperatura na primavera também causa outro problema, o ressecamento da pele. Por isso, é fundamental beber bastante água e investir no uso de hidratantes. Quem tem a pele seca pode aplicar produtos à base de óleo de amêndoas doces, aloe vera e ureia.

Para os homens, que muitas vezes não gostam de passar cremes, há a alternativa de usar óleo corporal, antes do último enxague do banho, evitando o ressecamento. Vale lembrar que o hidratante ou óleo devem ser utilizados várias vezes ao dia.

Outro aliado importante para manter a pele hidratada são as máscaras. O ideal é fazer o tratamento uma vez por semana, a cada 15 dias.

Proteja-se do sol
Na primavera, há também o aumento da radiação solar, o que ocasiona em uma maior exposição da pele aos raios UVA e UVB. Sem a proteção necessária, o resultado podem ser manchas e rugas precoces. Por isso, é necessário o uso de protetor solar diariamente.

— Na primavera, esse cuidado deve ser reforçado, já que com alguns dias ensolarados e outros nublados, as pessoas tendem a esquecer de passar o filtro. Entretanto, os raios UV, que causam danos à pele, conseguem atravessar as nuvens — orienta a dermatologista.

O protetor solar deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição ao ar livre, em todas as áreas, incluindo pescoço e colo. Além disso, deve ser reaplicado a cada três horas. O ideal, segundo a dermatologista, é que esses cuidados façam parte de uma rotina diária, de aproximadamente três vezes por dia.


Fonte:VIDA
Postado por : Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/