quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Descubra mitos e verdades sobre a saúde íntima da mulher


Especialista esclarece dúvidas sobre a higiene íntima, contraceptivos e absorventes

Você sabe se calça jeans apertada pode causar corrimento na mulher? Ou se usar pílula anticoncepcional por muito tempo faz mal? É preciso passar a calcinha antes de usar?
Em uma roda de amigas fala-se de tudo, inclusive sobre a saúde feminina. Enquanto algumas dizem que o anticoncepcional faz mal e engorda, outras afirmam que foi a melhor coisa que a medicina inventou. Cada mulher tem a sua opinião em relação ao anticoncepcional, TPM, gravidez ou higiene íntima. O problema é quando as opiniões não batem, podendo deixá-las confusas com o que de fato é mito ou verdade.
A melhor forma de não cometer erros, é consultar um ginecologista. Estudos já comprovaram que as mulheres se preocupam mais com a saúde do que os homens. Segundo a ginecologista e obstetra Erica Mantelli, qualquer sintoma já é motivo para consultar o médico e tirar suas dúvidas.
Por conta disso, elas estão mais atentas a doenças e aos cuidados, principalmente se há casos em sua família de câncer de mama ou no colo do útero.

Fim dos mitosPara esclarecer sobre os mitos que rodeiam a cabeça das mulheres, a doutora Erica Mantelli explica o que de fato é verdade ou mentira:

Calça jeans provoca corrimento
Verdade. O uso constante de calça jeans pode prejudicar a transpiração da região íntima e causar um desequilíbrio na flora vaginal, desencadeando o corrimento, principalmente nos dias quentes e se a calça for muito justa.
O ideal é usar roupas leves, e deixar calças jeans mais apertadas para usar em períodos mais curtos.

É necessário passar o fundo da calcinha ou fervê-la para evitar doenças
Mito. De acordo com a ginecologista, lavar e secar bem a roupa íntima já é o suficiente. Porém, o ideal é que a calcinha seque ao sol.
Além disso, a mulher deve atentar para o surgimento de alergias causadas por produtos químicos em pessoas sensíveis, por isso é importante enxaguar bem as roupas para evitar o acúmulo de produtos.

Adolescentes não devem usar contraceptivos, pois terão redução da fertilidade no futuro

Mito. A partir da primeira menstruação, as adolescentes podem fazer o uso do método contraceptivo, o que não interfere no sistema reprodutivo da mulher no futuro. Porém, a indicação do anticoncepcional deve ser feita pelo ginecologista.

O sabonete íntimo é igual ao sabonete comum
Mito. A diferença dos dois é que o sabonete íntimo apresenta um grau de acidez parecido com a região genital, o que diminui as chances de irritação na vagina. Se você não tem o hábito de usar o sabonete íntimo, pode higienizar a vagina com água e sabonete neutro ou de glicerina, recomenda Erica.

Absorventes perfumados podem provocar alergiaVerdade. As substâncias que provocam o perfume nos absorventes podem causar alergia, coceira, fissuras externas, ardor e dor na relação sexual. Opte sempre pelos absorventes sem fragrância.

Calcinha de algodão é melhor do que as com tecidos sintéticosVerdade. A famosa calcinha branca de algodão tem a capacidade de favorecer a transpiração e ventilação necessária para a vagina. Dependendo da cor da calcinha, ela pode soltar substâncias químicas como corante e provocar irritação.

Lencinhos umedecidos para a região íntima podem ser usados todos os dias
Mito. Lencinhos umedecidos são ótimos para situações de emergência. Entretanto, não devem ser usados todos os dias, pois podem causar irritação e coceira.

Absorvente interno pode tirar a virgindade e provocar cólicas
Mito. Em relação às cólicas, o que pode ocorrer é um desconforto e algumas mulheres podem confundir essa dor com cólicas. Além disso, o absorvente interno não tem a capacidade de romper o hímen, ou seja, ele pode ser usado por mulheres virgens sem problema, ressalta a ginecologista.

Banho de água fria é mais indicado para a higiene íntima da mulher
Mito. O que acontece é que a água fria agride menos a pele, mas em relação à higiene a temperatura da água não interfere.

Usar papel higiênico perfumado causa irritação
Verdade. Papel higiênico colorido, perfumado ou áspero é tratado quimicamente e, por isso, pode causar irritação e alergia em pessoas sensíveis.

A mulher pode usar a mesma toalha de outras pessoas
Mito. O ideal é que cada um na sua casa tenha sua toalha. Para evitar problemas de saúde, é importante que elas sejam trocadas e lavadas, pelo menos, duas vezes por semana.

Sutiã apertado faz mal a saúde
Depende. Sutiã apertado não prejudica o crescimento dos seios. Mas o bojo pode machucar a pele e até o mamilo. Por isso, procure usar um modelo do tamanho certo.

Ficar com o biquíni molhado por muito tempo causa corrimento
Verdade. O biquíni molhado só favorece a proliferação de bactérias e fungos, como o causador da candidíase, infecção que provoca corrimento e coceira vaginal.

Fonte:Vida
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/