segunda-feira, 2 de setembro de 2013

RS terá sol pela manhã, mas chuva ao longo da segunda-feira

Pontos isolados podem sofrer com pancadas torrenciais, vendavais e granizo

O Sol chega a aparecer nesta segunda-feira, especialmente de manhã, em vários pontos do Rio Grande do Sul, como no Oeste e no Sul. Áreas de instabilidade, contudo, formam-se entre a madrugada e de manhã no Noroeste e no decorrer do dia avançam para as demais regiões com chuva.

Pode chover em grande parte do Estado, especialmente da tarde para a noite. Há risco em pontos isolados de pancadas fortes e até mesmo torrenciais de curta duração com raios, rajadas de vento e, ainda, queda de granizo. A instabilidade deve ser maior do Centro para o Norte.

As mínimas são amenas, com 9°C no Chuí e 10°C em São José dos Ausentes. A máxima, por sua vez, chega a 30°C em Uruguaiana. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 16°C e 25°C.

Uma massa de ar frio começa a ingressar no Estado nesta terça, mas não será intensa como as de agosto. Esfria durante o dia e o amanhecer de quarta pode ter mínimas perto de 0ºC na fronteira com o Uruguai.

A madrugada deste domingo foi marcada por muitos raios no Vale do Sinos e outros pontos da Metade Norte do Estado. Em Novo Hamburgo e Campo Bom houve registro de fortes trovoadas. Durante o dia, a instabilidade permaneceu com mais trovoadas na Grande Porto Alegre.

As nuvens de maior desenvolvimento vertical provocaram ainda a ocorrência de granizo localizado com registros do fenômeno em Não-Me-Toque, Marau e Gravataí, dentre outras localidades. A forte instabilidade decorre do ingresso no Rio Grande do Sul de ar quente, úmido e muito instável ainda na noite de sábado.

Se Porto Alegre e outras áreas do Nordeste gaúcho tiveram um domingo chuvoso, no Oeste o sol predominou com calor. A MetSul alerta para novos temporais até o começo da terça, com chuva localmente forte, raios, rajadas de vento e granizo em pontos isolados.
Fonte: Metsul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/