quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Entenda por que jovens começam a fumar

Fatores como baixo desempenho na escola e impulsividade estão relacionados ao início do tabagismo

O risco de se tornar um fumante entre jovens que nunca fumaram é alto: 14% se tornarão fumantes entre idades de 18 e 24 anos, e três fatores influenciam nesse comportamento.
— A iniciação do tabagismo também ocorre entre os jovens adultos e, em especial entre aqueles que são impulsivos, têm notas baixas, ou que usam álcool regularmente — disse a professora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Montreal (ESPUM) e autora do estudo Journal Of Adolescente Health, publicado em agosto.
O'Loughlin acredita que campanhas de prevenção do tabagismo também deveriam ter como alvos jovens com idades entre 18 e 24 anos.
Um fênomeno recente
Com as taxas de tabagismo em declínio nas últimas três décadas, os pesquisadores citaram diversos estudos que sugerem que a indústria do tabaco está aumentando seus esforços para agradar os jovens.
Nos Estados Unidos, por exemplo, há um aumento de 50% no número de jovens que começaram a fumar depois do ensino médio.
Esta tendência levou O'Loughlin e seu time da ESPUM a identificar os motivos dos jovens começarem a fumar como forma de conduzir vias para a prevenção.
Eles analizaram dados de um grupo de estudo chamado Dependência da Nicotina em Adolescentes (NDIT, na sigla em inglês), que começou em 1999 na Região Metropolitana de Montreal, em que cerca de 1.300 jovens com idade entre 12 e 13 participaram.
Neste grupo, 75% haviam fumado ou tentado fumar. Desse total, 44% começaram a fumar antes do ensino médio; 43% começaram a fumar durante o ensino médio e 14% começaram depois do ensino médio.
Nem todos, no entanto, continuaram fumando, mas entre os fumantes "tardios", os pesquisadores descobriram que o início do tabagismo está associado a três fatores de risco: altos níveis de impulsividade, uma performace pobre na escola e alto consumo de álcool.
Os três fatores de risco
Esse jovens que começaram a fumar depois do ensino médio mostraram grande impulsividade quando comparados aos outros participantes do estudo. De acordo com a pesquisadora, é possível que a impulsividade seja expressada mais livemente quando o jovem se torna adulto, já que os pais não estão presentes para exercer controle.
— Nós podemos postular que esses pais de crianças impulsivas exercitem um controle maior enquanto ainda vivem com os filhos para proteger as crianças de adotarem comportamentos que as levem a fumar, e assim, essa proteção pode diminuir ao longo do tempo — explica.
Além disso, dificuldades escolares aumentam o risco das crianças se tornarem fumantes porque elas ficam inclinadas a abandonar a escola e buscar emprego nos locais de trabalho, onde as taxas de tabagismo são maiores.
Finalmente, esses jovens provavelmente começam a frequentar lugares onde eles podem consumir álcool e ficam mais inclinados a serem influenciados por fumantes, ou pelo menos mais facilmente tentados.
— Já que o álcool reduz as inibições e o auto-controle, é possível que seja um importante fator de risco para que esses jovens comecem a fumar — alerta O'Loughlin.
Campanhas de prevenção dirigidas
Campanhas de prevenção do tabagismo normalmente têm como alvo adolescentes porque estudos mostram que as pessoas usualmente começam a fumar aos 12 ou 13 anos. O fenômeno é bem conhecido, e numerosos programas de prevenção são dirigidos aos adolescentes.
— Nosso estudo indica que é importante também dirigir meios de prevenção para jovens, especialmente porque campanhas de empresas de tabacos visam esse grupo — disse a pesquisadora.
— Esta é uma importante particularidade porque se nós conseguimos prevenir o início do tabagismo entre os jovens, a probabilidade de que eles nunca se tornarão fumantes é alta — finaliza O'Loughlin.
Fonte:BEM-ESTAR

Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/