terça-feira, 27 de agosto de 2013

RS tem registro de neve mais relevante dos últimos anos

Cidades como Caxias registraram fenômeno por mais de 45 minutos

São Francisco de Paula registrou neve durante o início desta noite
Crédito: Bolívar Medeiros/PMSFP/Divulgação/CP
São Francisco de Paula registrou neve durante o início desta noite Crédito: Bolívar Medeiros/PMSFP/Divulgação/CP
O Rio Grande do Sul registra o episódio de neve mais relevante dos últimos anos na na noite desta segunda-feira. De acordo com a MetSul Meteorologia, diversos municípios já registraram o fenômeno no Estado, com possibilidade de precipitação em dezenas de cidades prevista para Aparados da Serra, Serra, Planalto Médio e Alto Uruguai. Em Caxias do Sul, a neve perdurou por 45 minutos de forma generalizada e perdurava às 22h em alguns pontos da cidade.

A cidade de Arvorezinha, na Serra do Botucaraí, foi a primeira a confirmar neve no fim da tarde desta segunda-feira. De acordo com as previsões, há possibilidade de precipitação congelada em outras cidades da região. As principais áreas que podem ter neve estão nos Aparados da Serra e no Planalto Sul de Santa Catarina, mas não se afasta possibilidade de precipitação congelada até no Nordeste do Estado. De acordo com a Brigada Militar de Arvorezinha, vários flocos de neve caíram entre 18h30min e 19h, mas não chegou a ocorrer acúmulo. Por conta da temperatura, a neve derreteu logo que entrou em contato com o solo.

Os prognósticos para a noite desta segunda-feira e o início da terça-feira apontam tempo nublado e chuvoso, mas as condições para nevadas ocorrem em diversos pontos. Conforme a MetSul, a chance de eventos mais intensos é maior nos Aparados, como em São José dos Ausentes, mas o fenômeno já foi registrado em altitudes mais baixas, de 400 a 500 metros na Serra. A neve foi relatada primeiro no bairro Ana Rech em Caxias e também na Vila Maggi em Canela, assim como em Farroupilha, Flores da Cunha e São Francisco de Paula, Ipê, Fontoura Xavier, Lagoa Vermelha, Ibirubá, Nova Pádua, Bom Jesus, Itapuca, Vacaria, São Marcos, Paraí, Antônio Prado e Gramado, conforme a MetSul.

Dados do começo desta noite sugerem até mesmo a possibilidade de neve com acumulação no Nordeste gaúcho. Inclusive em áreas próximas do nível do mar, como a Grande Porto Alegre não se afasta chuva congelada ou neve granular, pois a massa de ar frio é muito potente.

Em Ibiraiaras, na Serra, a neve começou às 20h30min. Uma hora depois flocos continuavam a cair. Há 15 anos a população da cidade, distante 260 quilômetros de Porto Alegre, não assistia ao fenômeno, conforme o presidente da Câmara de Vereadores local, Jacinto Benedetti. “Não tem muita gente na rua nessa noite, o frio é muito intenso, mas a neve alegra quem a vê”, comentou.

Moradores de Caxias foram às ruas registrar o fenômeno e curtir a neve. Foto: Luiz Erbes/Folha de Caxias



Fonte: Correio do Povo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/