terça-feira, 27 de agosto de 2013

RS deverá registrar acúmulo de neve na madrugada desta terça

Gramado registra acúmulo de neve na vegetação<br /><b>Crédito: </b> Halder Ramos/Especial CPPrecipitação congelada encanta, mas alagamentos ainda preocupam

Gramado registra acúmulo de neve na vegetação
Crédito: Halder Ramos/Especial CP
A neve que chegou à Metade Norte do Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira, deverá continuar em vários pontos na madrugada desta terça. Em alguns pontos, a precipitação congelada deverá se intensificar, inclusive com acúmulo em telhados e vegetação em pontos altos de Serra, Aparados, Planalto Médio e Alto Uruguai. Pelo menos 23 municípios registraram o fenômeno ainda na segunda-feira.

No fim da noite de segunda e início da madrugada, a nevada começou a se intensificar em Gramado e Caxias do Sul. Os flocos de neve, que inicialmente se desmanchavam ao tocar o solo, começaram a se concentrar por mais tempo em diversos pontos. A neve também poderá atingir pontos altos do Nordeste. Há possibilidade de neve granulada e chuva congelada na Grande Porto Alegre.

Muitas nuvens seguem do Centro para o Norte, Nordeste e o Leste gaúcho, onde ainda poderá chover e garoar nesta terça-feira. No Oeste e parte do Sul, o tempo abre com sol. Até o fim do dia, a maior parte do Estado terá tempo seco. Ar mais frio ingressa e será responsável por outra jornada gelada. O frio aumenta na próxima noite e a quarta amanhecerá com geada e mínimas negativas no interior.

As mínimas deverão atingir -1°C em São José dos Ausentes e ficam abaixo de 5°C em diversos pontos, incluindo a Capital. As máximas não devem passar dos 13°C, em Uruguaiana e Rio Grande. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 5°C e 10°C.

A neve encanta quem vê, mas o que preocupa no Estado são as enchentes. O rio do Sinos estava às 19h desta segunda com 7,47 metros em Campo Bom, antes mesmo de chegar a maior vazão da nascente até amanhã, o que sugere que a enchente no Vale do Sinos, Sapucaia, Esteio e Canoas terá proporções muito graves. O Caí baixa em São Sebastião do Caí, mas sobe mais e alaga até quarta-feira em Montenegro.

Nova Santa Rita terá o pior da cheia na segunda metade da semana. Outra cheia que piora e muito é a do Gravataí na cidade a qual dá nome e em Cachoeirinha nas próximas 48 horas. O Jacuí saiu do leito no Centro do Estado e pode trazer inundações em Charqueadas, Triunfo, São Jerônimo e Eldorado. O Taquari baixa no vale. Já o Guaíba não terá mais efeito de represamento de vento Sul, mas sobe pela vazão dos rios com cheias. O quadro pode ficar crítico nas ilhas.

Fonte: Metsul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/