terça-feira, 27 de agosto de 2013

Neve e frio marcam terça-feira no Estado

Flocos acumularam em Gramado, que amanheceu branquinha

Flocos acumularam em Gramado, que amanheceu branquinha<br /><b>Crédito: </b> Halder Ramos / Especial / CP
Flocos acumularam em Gramado, que amanheceu branquinha
Crédito: Halder Ramos / Especial / CP
A neve, que começou a cair na noite dessa segunda, ficou mais intensa na madrugada desta terça-feira e chegou a acumular em alguns pontos do Estado. Segundo levantamento preliminar da MetSul Meteorologia, o fenômeno foi registrado em pelo menos 31 municípios gaúchos. A neve persiste nesta manhã na Serra e nos Aparados. Pode ocorre à tarde, mas com menos abrangência.


As temperaturas ficaram próximas de 0ºC em grande parte do território gaúcho e voltaram a ser registradas marcas negativas. De acordo com a MetSul Meteorologia, os termômetros marcaram -1ºC nas cidade de Santa Rosa, no Noroeste, Caxias do Sul, na Serra, e Vacaria, nos Campos de Cima da Serra. Em Porto Alegre, a mínima foi de 6ºC. Ao longo do dia, a máxima não ultrapassa os 10ºC na região Metropolitana. Já na Serra, as temperaturas não superam os 5ºC.

Santa Catarina

O fenômeno também brindou os catarinenses em Painel, São Joaquim, Urubici, Urupema e Bom Jardim da Serra. Em São Joaquim, os flocos caíram pela 7ª vez na zona rural e pela 4ª na zona urbana em menos de um ano. No início da tarde de segunda-feira os primeiros floquinhos foram avistados na localidade de Cruzeiro, distante 10 quilômetros do Centro.

Durante toda a tarde a taxa de umidade se manteve alta e o frio continuou a rasgar os céus. Por volta das 21h30min, flocos maiores foram avistados no Cruzeiro. E, às 23h, foi a vez de pequenos flocos, misturados com gotas d'água, serem avistados na área central. Já na madrugada, a neve acumulou vigorosamente, principalmente no Vale do Cruzeiro. O tráfego na SC 114, que liga Lages a São Joaquim, ficou bastante arriscado devido ao gelo sobre a pavimentação.

Este foi o segundo registro de neve em menos de 15 dias. Entre os dias 22 e 23 de julho houve registro de ocorrência de neve em pelo menos 107 cidades catarinenses. Esta é a maior nevada desde 2000, segundo a Climaterra.

Previsão do tempo
Uma forte massa de ar polar cobre o Rio Grande do Sul nesta terça-feira e o dia segue frio, segundo a MetSul Meteorologia. Na metade Oeste e no Sul o tempo fica firme, mas ainda há muitas nuvens no Leste e Nordeste do Estado, onde chove e garoa, principalmente, nesta manhã.

À tarde o tempo fica firme e seco em praticamente todo o Estado, mas os rios devem continuar subindo, principalmente na região Metropolitana, ocasionando enchentes no Vale do Caí, Sinos e nos arredores do Guaíba.

Fonte: Correio do Povo
Postado Por: Alcione Gondorek

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/