quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Curso de Engenharia Civil do Cesurg realiza competição de pontes de espaguete

Atividade desafiou os estudantes a aplicar
 cálculos aprendidos durante o semestre

O quarto semestre do curso de Engenharia Civil do Centro de Ensino Superior Riograndense (Cesurg) realizou nesta terça-feira (26) uma competição de pontes de espaguete. A atividade fez parte da disciplina de Análise Estrutural I, ministrada pela professora Ma.  Ana Paula Martins.

Os acadêmicos foram desafiados a aplicar os cálculos da disciplina na projeção e construção das pontes. Primeiro, eles realizaram o projeto técnico com muitos desenhos e cálculos; depois, construíram uma estrutura real com espaguete.

“Eles tinham que dimensionar essa estrutura com uma determinada carga de rompimento e aplicar na prática”, explica a professora.

A turma construiu três pontes, as quais foram submetidas a provas de peso aumentados gradativamente. A competição iniciou com cada ponte tendo que suportar uma carga de 5kg, depois mais 5kg e assim sucessivamente até romper a estrutura. Todas as pontes aguentaram a carga de 20kg.

“Foram algumas noites sem dormir. Começamos projetando uma ponte e depois montamos. Nossa primeira projeção chegou a pesar quase dois quilos e nosso foco era reduzir o peso da estrutura”,
 detalha o acadêmico Julio César Martins. “Reduzir o peso e fazer ela ter a resistência necessária para ficar em pé”, acrescenta o colega Cristian Rodrigues.

Os dois acadêmicos foram os vencedores da competição. Embora as estruturas suportaram 20kg, a ponte que eles construíram foi considerada a campeã porque foi a mais leve, ela pesou apenas 0,683kg; as outras duas pesaram 0,785kg e 1,163kg.

Vera Rebonatto
Jornalista
MTE: 17447/RS
Assescom/Cesurg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/