terça-feira, 14 de novembro de 2017

Acadêmicos de Gestão de Cooperativas visitam a COOPTAR

O aprendizado e a oportunidade de vislumbrar a aplicação na prática daquilo que recebem na teoria em aula motiva os professores do CESURG ao planejamento de visitas técnicas para os acadêmicos. No dia 28 de outubro, os estudantes da disciplina Gestão de Projetos em cooperativismo, do curso de Gestão de Cooperativas, acompanhados do docente Jacson Rodrigues França, conheceram a Cooperativa de Produção Agropecuária Cascata (COOPTAR), junto ao Assentamento 16 de Março no município de Pontão.

Ao longo do dia, puderam dialogar acerca de temas que permeiam a realidade da cooperativa, como a reforma agrária, cooperativismo, equidade de gênero e valorização das mulheres na cooperativa, juventude, educação e a permanência no campo. Segundo o relato de Adriana Grando, acadêmica do curso do CESURG, “a experiência de conhecer essa cooperativa foi magnífica, nem nos melhores sonhos seria possível deduzir que tem uma cooperativa que trabalhe dessa forma, onde o cooperativismo é tão vivido na prática daquelas 15 famílias. A valorização que é dada a mulher e ao jovem nunca se ouviu falar que se tenha implantado. É um lugar que todos deveriam visitar e ver como acontece a convivência e a forma de organização deles, para poder melhorar em cada um”, afirma a estudante.

Na avaliação de França, a visita propiciou aos futuros profissionais “o contato com um caso de sucesso em cooperativismo, podendo observar na prática dois eixos interessantes, o cooperativismo em assentamentos da reforma agrária tomado como um modo de vida, e a produção da cooperativa através da bovinocultura de leite, plantio de subsistência muito diversificado e saudável, sistema Agrossilvopastoril e abatedouro de bovinos e suínos”, explica. As visitas terão sequência no decorrer da disciplina, que explorará outros casos de sucesso na região do Alto Uruguai.



Assessoria de Comunicação CESURG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/