quinta-feira, 4 de maio de 2017

Mercado internacional da carne bovina é tema de palestra do CESURG

A qualidade da carne comercializada pelo Brasil tem sido tema de debate pelo mundo todo, o que afetou os mercados interno e externo da carne brasileira. Visando contribuir para o debate em torno do tema, na tarde do último sábado (29), o CESURG promoveu a palestra “Mercado internacional de carne bovina: entraves e alternativas”, ministrada pelo professor Dr. Cláudio Alberto dos Santos. A atividade ocorreu no Espaço CESURG na Feisa 2017. Aberta ao público visitante da feira, a palestra também foi acompanhada por acadêmicos do segundo semestre do Curso de Medicina Veterinária do CESURG.

A discussão em torno do tema foi além da medicina veterinária tradicional, aproximando-se também da economia nacional e internacional, bem como do desenvolvimento de políticas sobre a alimentação. A segurança alimentar também pautou o debate, permeando questões como a necessidade de alternativas que devem ser adotadas pelos países para a comercialização de produtos de qualidade. O palestrante ressaltou, ainda, a importância em debater assuntos da atualidade e que afetam diretamente a vida da população. “A carne bovina é o único produto que pode entrar em qualquer país do mundo, inclusive nos ditos ‘países ricos’ por meio da exportação, então precisamos discutir a qualidade dos produtos que estão sendo comercializados”, comentou.

Médico veterinário e doutor em sociologia política, o professor do CESURG possui vasta pesquisa em torno do tema. Sua tese de doutorado, defendida em 2013, foi norteada pelo tema “O Brasil e o mercado internacional de carne bovina no contexto de doenças infecciosas emergentes: uma análise sociopolítica dos programas de sanidade animal e de normativas de segurança”. A iniciativa do CESURG em promover uma palestra desse cunho é reconhecida pelos acadêmicos. “É interessante para nós estudantes sabermos a diferença do mercado bovino no Brasil e no exterior. Nessas oportunidades, também aprendemos ainda mais nas palestras com assuntos específicos do curso e o mercado estrangeiro, que é muito importante para a nossa economia”, afirma Anderson Luiz Bosing, um dos participantes da palestra.



Assessoria de Comunicação CESURG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/