quarta-feira, 22 de março de 2017

Corpo de Bombeiros de Nonoai poderá fechar

O Corpo de Bombeiros regional de Nonoai, está correndo risco de fechar porque está com pouco efetivo. De acordo com comandante do quartel em Nonoai, Sargento Gerson, o atual efetivo está fazendo o possível para bem atender a população de Nonoai e região, mas o atendimento poderá ficar comprometido se não houver a colaboração dos municípios. Atualmente o Corpo de Bombeiros em Nonoai tem um efetivo de seis bombeiros militar e oito bombeiros civil. Para pagar os bombeiros civil existe um convênio onde os municípios ajudam financeiramente a associação do Corpo de Bombeiros Civil em Nonoai, que por sua vez efetua o pagamento do efetivo. O Município de Nonoai auxilia com R$12mil reais por mês.
Esse tema, e a preocupação de inviabilizar o serviço na região, levou o Prefeito de Nonoai, Edislon Pompeu da Silva, juntamente com o Sargento Gerson, os Bombeiros Civil Luiz Fernando e Mauricio de Sá, o Secretário da Fazenda Alváro Farias, realizar uma reunião com o Promotor de Justiça Dr. Raphael Guimarães dos Santos. O objetivo foi pedir o apoio da promotoria que conclame os municípios para colaborarem financeiramente com a Associação do Corpo de Bombeiros de Nonoai, e assim garantir a atuação da guarnição. Gerson destaca que o plantão está sendo realizado com no mínimo de três bombeiros, e se não tiver esse número mínimo de efetivo por plantão é obrigado a deixar o quartel fechado. Ele acrescenta que o departamento de expedição de alvarás e licenças para eventos não está funcionando como estava previsto. “ É preciso que a pessoa que está no plantão realize o serviço paralelo, o que está gerando um atraso na expedição de documentos”, destaca Gerson.
O Promotor, Dr. Raphael, falou que a promotoria apoia a permanência do Corpo de Bombeiros em Nonoai e apresentou as informações pertinentes aos questionamentos da reunião. Por fim foi sugerido uma audiência pública, onde a promotoria estará presente, terá a presença de representantes do comando do Corpo de Bombeiros, será convidado prefeitos da região, vereadores, e população, para tratar do assunto. A audiência pública será marcada para os próximos dias.
Foi cogitado na reunião, que se não houver a colaboração dos demais municípios da região, na renovação do convênio, os municípios que não aderirem ao convênio não terão mais o atendimento dos Bombeiros Civil, ficando então sujeitos ao atendimento dos Bombeiros Militar, da regional do Corpo de Bombeiros, que é Erechim ou Frederico Westphalen. Segundo o Sargento Gerson, esse atendimento da regional pode demorar mais de três horas.
A abrangência do Corpo de Bombeiros é os municípios de Planalto, Alpestre, Três Palmeiras, Trindade do Sul, Gramado dos Loureiros, Nonoai, Rio dos Índios, Erval Grande, Benjamin Constant do Sul, Entre Rio do Sul e Faxinalzinho.



Fonte:CPZnotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/