segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Abertos oficialmente os festejos da Semana Farroupilha 2015 no estado

A Semana Farroupilha foi aberta oficialmente na manhã desta segunda-feira (14) no saguão do Palácio Piratini. O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savaris, conduziu a centelha da chama crioula, trazida por cavalarianos desde Colônia do Sacramento (Uruguai), até o governador José Ivo Sartori, que procedeu o acendimento do candeeiro crioulo, ao som do Toque da Vitória, executado pelo clarim da Brigada Militar.
Os ideais da Revolução Farroupilha, que há 180 anos fez com que farrapos se insurgissem contra o Império, foram lembrados pelo governador. "A revolução foi o enfrentamento ao poder centralizador e a luta contra as injustiças tributárias. Estes dois aspectos, presentes naquele passado histórico, sob certa forma, ainda estão presentes nos tempos que vivemos. A nós, cabe lutar, junto com outros estados, contra um modelo de pacto federativo ultrapassado e injusto", afirmou Sartori.
O presidente do MTG, Manoelito Savaris, afirmou que uma sociedade mostra seu valor nos momentos difíceis. "O difícil é levantar a cabeça, olhar para frente e enfrentar o desafio", mencionou Savaris, ao lembrar o contexto histórico e fazendo referência aos dias atuais. O tema da Semana Farroupilha 2015 é O campeirismo gaúcho e a sua importância social e cultural .
Texto: Mirella Poyastro
Edição: Léa Aragón/CCom
Postagem: Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/