quarta-feira, 22 de abril de 2015

Ponte Serrada - Inmet confirma tornado também no município

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afirmou na tarde desta terça-feira (21) que a cidade de Ponte Serrada, no Oeste catarinense, também foi atingida por um tornado na segunda-feira (20). A cidade fica próximo de Xanxerê. O fenômeno na cidade deve ter alcançado 150 km/h, conforme o órgão. Em Xanxerê, o fenômeno deixou dois mortos, 120 feridos e mil desabrigados.
“Pelas imagens de árvores retorcidas e a forma como o ônibus caiu, lateralizado, podemos considerar que um tornado também afetou a região”, confirmou o meteorologista do Inmet de Brasília, Mamedes Luiz Melo.
O meteorologista esclarece que o fenômeno pode ter atingido a escala F1. O tornado de Ponte Serrada, no entanto, não foi o mesmo fenômeno que atingiu Xanxerê. “São dois tornados diferentes. A nuvem que pairava sobre Ponte Serrada é diferente da de Xanxerê”.
A escala de classificação de tornados começa em 65 km/h e chega a mais de 500 km/h. O F0 é o mais fraco e o F5 é considerado o mais forte. O fenômeno de Xanxerê foi classificado pelo Inmet com danos de fortes a severos, entre F2 e F3 podem ter variado de 100km/h até 330km/h
Formação de tornado
Tornado é um funil que se forma entre a base da nuvem e o solo. Santa Catarina é uma das regiões do país mais favoráveis a formação de nuvens cumulonimbus, as que podem dar origem a tornados, conforme o Inmet. Com a incidência de frentes frias, fenômenos de chuva e não de frio, há mais chances do fenômeno.




Fonte:AUonline
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/