O governador José Ivo Sartori recebeu, nesta terça-feira (14), no Palácio Piratini, o relatório geral das contas referentes ao exercício orçamentário de 2014, acompanhado de uma análise e interpretações dos resultados alcançados neste período. Com um déficit primário crescente em relação ao ano anterior, o balanço foi entregue pelo secretário da Fazenda, Giovani Feltes, e pelo titular da CAGE (Contadoria e Auditoria-Geral do Estado), Álvaro Panizza Salomon Ab Fakredin.
O resultado primário (quando a diferença entre todas as receitas próprias e a despesa é insuficiente para pagar os serviços da dívida) foi negativo em mais de R$ 540 milhões, o que se refletiu num déficit orçamentário superior a R$ 1,160 bilhão em 2014. "Embora sua natureza técnica, é mais uma ferramenta que mostra para a sociedade o quanto o desajuste das nossas contas é estrutural e se agravou mais recentemente", observou o secretário da Fazenda.
Sartori recebe balanço das contas de 2014 do Governo do Estado
Controle externo
Na sequência da audiência com o governador, houve a entrega do relatório ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson Brum. O ato ocorreu às 9 horas, quando o presidente do Legislativo gaúcho mencionou o esforço que vem realizando para reduzir as despesas da Casa, incluindo uma revisão dos investimentos que estavam previstos em obras no Palácio Farroupilha.
Ainda na parte da manhã, o secretário da Fazenda e o titular da CAGE entregaram formalmente o balanço de 2014 ao presidente do TCE (Tribunal de Contas do Estado), conselheiro Cezar Miola, que agora inicia formalmente análise do último ano da gestão passada. Com o auxílio do TCE, a Assembleia Legislativa tem a prerrogativa constitucional de exercer o controle externo da gestão fiscal e orçamentária do Poder Executivo.
Texto: Pepo Kerschner/Sefaz
Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação
Postado por:Elisete Bohrer
Nenhum comentário:
Postar um comentário