quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Ponte em Iraí terá tráfego liberado para caminhões a partir desta quinta-feira

Expectativa é de que a passagem seja permitida até o meio-dia
A expectativa dos responsáveis pelas obras na ponte sobre o rio Uruguai, na divisa dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, é de que os trabalhos na estrutura sejam concluídos até o fim de fevereiro. Porém, a notícia que todos queriam foi dada pelo superintendente regional do Dnit do RS, Pedro Luzardo Gomes, na tarde de terça-feira (27), em reunião com a presença do prefeito de Seberi, Renato Bonadiman, representando a Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), e do vereador Anthony dos Reis, em Porto Alegre.
A liberação total da travessia pela ponte em meia pista foi autorizada e deve acontecer até o meio-dia desta quinta-feira (29). Com isso, os veículos de carga (caminhões) poderão voltar a utilizar a travessia para ter acesso a Santa Catarina.
Outra boa notícia é que as atividades na parte subaquática da travessia devem iniciar na próxima semana com o retorno dos mergulhadores – os trabalhos haviam sido interrompidos devido à elevação do nível do rio Uruguai em aproximadamente seis metros, com as chuvas deste mês, que já ultrapassam os 220 milímetros, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com o engenheiro responsável da equipe Sogel, empresa que realiza a obra, Wenceslau Francisco Adolpho Junior, a equipe trabalha para fazer os acabamentos da parte externa. “Estamos fazendo a montagem dos perfis de estruturas metálicas que servem de proteção aos cabos de aço, que puxamos por fora da ponte. Após montarmos essas estruturas metálicas vamos enchê-las com concreto. Com isso, finalizamos a parte de cima. Na parte de baixo, agora que começou a baixar o nível do rio, acreditamos que já na próxima semana os mergulhadores retomem esse trabalho”, afirmou.
Prazo
O atraso na conclusão das obras da ponte sobre o rio Uruguai foi tema do último Fórum das ACIs, realizado no dia 21 de janeiro, em Frederico Westphalen, com a presença de várias lideranças que estão envolvidas na mobilização em prol das obras na travessia. Na reunião ficou definido que o empresário Ramir Severiano faria um levantamento junto à empresa Sogel sobre a situação das obras e os motivos da alteração no prazo para a abertura total da ponte.
A questão financeira, um dos possíveis motivos que poderiam estar prejudicando o bom andamento dos trabalhos foi descartado pelo engenheiro da Sogel Adolpho Junior. “O aditivo do contrato para a realização das obras referentes aos tubulões foi assinado no dia 29 de dezembro, mas está aguardando revisão para ser consolidado. Recebemos uma parte dos valores e a outra parte estamos aguardando, porque está dentro de um prazo legal”, ressaltou.
Jornal Alto Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/