quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Ações promovem conservação e uso sustentável da palmeira butiá no Pampa

Foto: Paulo Lanzetta
Paulo Lanzetta - Embrapa Clima Temperado dedica-se ao resgate da cultura do butiá há 10 anos, possuindo uma área experimental inserido no Branco de Germoplasma de Frutas Nativas. Das 20 espécies identificadas de butiá no Rio Grande do Sul, a Unidade de pesquisas tem foco de estudo em três variedades.
Embrapa Clima Temperado dedica-se ao resgate da cultura do butiá há 10 anos, possuindo uma área experimental inserido no Branco de Germoplasma de Frutas Nativas. Das 20 espécies identificadas de butiá no Rio Grande do Sul, a Unidade de pesquisas tem foco de estudo em três variedades.
Embrapa e parceiros trabalham com diversas espécies da palmeira butiá para promover sua produção e uso. São ações para valorização dos recursos genéticos nativos, uso sustentável de butiazais associado à pecuária extensiva, agregação de valor, identificação das propriedades funcionais e nutricionais do butiá, além de serviços ambientais proporcionados pelo ecossistema de butiazais. O assunto é tema do programa de rádio Prosa Rural, que vai ao ar esta semana em 160 rádios da Região Sul do país. 
 
Butiá é o nome que se dá um grupo de 18 espécies de palmeiras nativas da América do Sul, que ocorrem em uma ampla área do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Ao longo dos anos, os butiazais tem sofrido com o impacto gerado pela expansão urbana, agrícola e pecuária. Para conservar a espécie, a Embrapa Clima Temperado, sediada em Pelotas/RS, trabalha em parceria com a Universidad de La Republica del Uruguay e com produtores de áreas rurais, com remanescentes de butiazais, para promover o uso sustentável no Pampa, em ambos os países.
 
As palmeiras de butiás são sinais da presenção da biodiversidade brasileira, em especial, na região Sul do país. Elas existem há décadas. Fazem parte dos cenários históricos desde o desbravamento das terras luso-brasileiras. As populações naturais dessas palmeiras são denominadas butiazais ou palmares.
 
A Embrapa tem incentivado o uso sustentável dos butiás, assim como novas formas de aproveitamento de seus subprodutos. Uma das formas de conservação é realizando a adoção de práticas de manutenção do campo natural. 
 
A colheita do fruto inicia-se em novembro e vai até o mês de março. Atualmente há aproveitamento dos seus subprodutos através do uso da palha da palmeira para o artesanado. 
 
Segundo o representante da Prefeitura de Giruá/RS, Ricardo Jurenick, há maior demanda do que oferta do produto. "Para maior divulgação e uso do butiá na culinária e no artesanato o entrave está na falta de legislação", defendeu. 
 
A Embrapa está colaborando com estudos sobre a composição físico-química do fruto e seus derivados, assim como na descrição e adoção de boas práticas agropecuárias à cultura do butiá como subsídio para formalização legal para que o fruto seja explorado comercialmente a nível nacional e internacional", explicou Rosa Lia.
 
Os butiazais ganharam cada vez mais espaço. Em abril, deste ano, foi realizada uma exposição fotográfica, a Vida no Butiazal, com 60 fotos, na Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre/RS. A exposição está sendo circulada em outros municípios no Estado e segue para o Uruguai, nos primeiros meses de 2015. E agora, em novembro próximo, também será lançado o Manual Boas Práticas de Manejo para o Extrativismo Sustentável do Butiá em parceria com a Universidad de La República del Uruguay. 

O programa de rádio 

Uma forma de conhecer o trabalho desenvolvido pela pesquisa agropecuária é acompanhar o programa de rádio Prosa Rural, que apresenta nesta semana, de 20 a 26 de outubro, a temática "Conservação e Uso Sustentável da Palmeira Butiá no Bioma Pampa".
 
O programa será veiculado por 160 emissoras dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em Pelotas, o programa vai ao ar na Rádio Federal FM 107.9, na quarta-feira, dia 22,  às 6h. Os interessados podem ouvir ao vivo pelo wp.ufpel.edu.br/federalfm/. A reprise acontece aos sábados, às 7h. Outra alternativa é ouvir o programa no site do Prosa Rural.
Ouça o Programa:
 
A pesquisadora Rosa Lia Barbieri, conduz a pesquisa e indica algumas recomendações durante o programa radiofônico. Serão apresentadas áreas que tem de dedicado ao cultivo e recebido incentivo do poder público municipal, como o caso do município de Giruá, que organiza todos os anos a Festa do Butiá, promovendo a sua produção e uso. O programa de rádio traz ainda uma receita de Bolo de Butiá e uma história emocionante da Dona Nair Heller de Barros, proprietária da Fazenda São Miguel, de Tapes/RS. Ela trabalha há mais de 60 anos ao lado do marido e dos filhos com a cultura do arroz, criação de gado e manejo do butiazal. 
 
Cristiane Betemps (MTb 7418-RS)
Embrapa Clima Temperado

Telefone: (053) 3275-8215
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/