segunda-feira, 5 de maio de 2014

Seis mil são internados no RS por automedicação em 2013

Farmacêuticos distribuem placebos para alertar sobre uso incorreto de remédios

Em 2013, 6 mil pessoas foram internadas em hospitais gaúchos por intoxicação devido ao uso incorreto de medicamentos. O alerta foi feito pelo Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS) nesta segunda-feira, Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. Segundo o secretário-geral do CRF-RS, Maurício Schüler Nin, a cada quatro pessoas, três se automedicam. No ano passado, 60 mil pessoas foram internadas no Brasil por intoxicação após ingestão incorreta de medicamentos.

Para alertar sobre os riscos da automedicação, o CRF realiza nesta segunda uma ação na Esquina Democrática, no Centro de Porto Alegre. Os farmacêuticos criaram um medicamento fictício, placebo, que é oferecido gratuitamente para quem passa pelo local.

Também é distribuído material informativo e realizada pesquisa sobre o assunto. Os farmacêuticos verificam se as pessoas perguntaram para que serve o medicamento, quais são as contra-indicações e como tomar o remédio. Também é verificado quantos recusaram a medicação.

De acordo com o CRF, a automedicação sem orientação de um farmacêutico ou de um médico pode levar a consequências graves, como interferir em tratamentos, mascarar sintomas de doenças importantes e ampliar efeitos adversos de outras prescrições.
Fonte: Vitória Famer / Rádio Guaíba
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/