segunda-feira, 5 de maio de 2014

Diversidade de produtos é destaque do Salão da Agricultura Familiar na Expofred 2014

O Salão da Agricultura Familiar da Expofred 2014, Feira Multissetorial que ocorre até domingo (4), em Frederico Westphalen, expõe os mais variados produtos de 34 agroindústrias do município e região, como embutidos, vinhos, sucos, mel, panificados, conservas, destilados, entre outros. O local, construído para a feira deste ano, em que se comemora o Ano Internacional da Agricultura Familiar, possibilita aos pequenos agricultores a oportunidade de expor e comercializar seus produtos.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Frederico Westphalen (STR), Célio de Pelegrin, o diferencial da Expofred este ano é o Salão da Agricultura Familiar. “Essa é uma das inovações, uma estrutura que foi montada para o pequeno agricultor apresentar seu produto de forma valorizada”, comentou Pelegrin. Todas as 34 agroindústrias expositoras na Expofred estão legalizadas. Destas, 13 são de Frederico Westphalen e as demais, de municípios da região.

De acordo com a médica veterinária da Emater/RS-Ascar Cristina Maria Wagner, para a organização do Salão da Agricultura Familiar, uma equipe realizou visitas em outras feiras para construir ideias e convidar agroindústrias a participarem da Expofred. “Foram importantes as visitas realizadas na Expodireto e na Expoagro. Convidamos as agroindústrias para participar da nossa feira e obtivemos uma grande procura de outros municípios”, contou Cristina. Para ela, o espaço criado para a exposição é uma forma de valorizar e agregar valor aos produtos comercializados. “Os agricultores estão muito contentes com o pavilhão construído. Temos uma boa expectativa quanto aos resultados, pelo grande fluxo de visitantes que estão passando pelo pavilhão”, completou.

A agroindústria Veneze, de doces e conservas, obteve uma grande conquista poucos dias antes da Expofred. A proprietária do empreendimento, a agricultora Lenir Maria Natalli Veroneze, conseguiu legalizar a agroindústria nesta semana. “Há três anos, estou tentando legalizar minha agroindústria. É uma grande conquista poder expor meus produtos aqui, agora legalizados”, comemorou. Com 21 variedades de doces e conservas, a agricultora, moradora da Linha Boa Esperança, interior de Frederico Westphalen, sempre expõe seus produtos na feira do produtor do município e participa da Expofred há mais de 15 anos. “Eu tenho uma clientela fiel. Meus produtos sempre foram elogiados, e, agora, com a legalização, quero desenvolver novos produtos para oferecer aos meus clientes”, afirmou a agricultora.

Em Frederico Westphalen existem 19 agroindústrias, sendo 13 legalizadas e seis cadastradas, em processo de legalização. O surgimento de novas agroindústrias, com oferta de produtos diferenciados, está movimentando o setor. Segundo Cristina, a diversificação dos produtos das agroindústrias oportuniza novos mercados e são bem-aceitos pela região. Além disso, o município de Frederico Westphalen está caminhando no processo de adesão ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial (Susaf/RS). “A documentação já foi enviada para ser auditada. Posteriormente, a auditoria acontecerá aqui no município, para averiguação da estrutura disponível. Estamos com uma grande expectativa quanto ao funcionamento de um serviço de inspeção em Frederico”, concluiu a veterinária. 
Texto: Assessoria Emater/RS-Ascar
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/