quinta-feira, 17 de abril de 2014

Termo de Cooperação Técnica é assinado e garante parceria entre Emater/RS-Ascar e UFSM/Cesnors

Na tarde do dia (15/04), o escritório regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen reuniu representantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/Cesnors) e da Emater/RS-Ascar para assinatura do Termo de Cooperação Técnica, referente ao projeto do Programa de Geração de Renda e Qualidade do Pescado (Progeaqua). A abrangência do projeto chega às regiões do Médio Alto Uruguai e Rio da Várzea, com 42 municípios envolvidos.
O objetivo do Programa é promover ações de extensão rural junto a agricultores familiares e pescadores que trabalham ou apresentam interesse em desenvolver a atividade de piscicultura como forma de geração de renda e consumo próprio. O projeto será desenvolvido entre janeiro de 2015 e dezembro de 2016.
 A equipe executora do Programa é composta por docentes, técnicos administrativos e acadêmicos dos cursos de zootecnia e agronomia da UFSM/Cesnors, nos campi de Palmeira das Missões e Frederico Westphalen. A metodologia aplicada visa agregar conhecimentos técnicos da produção, da gestão e organização da produção, do crédito rural e também do associativismo e cooperativismo, valorizando a geração de renda a partir da piscicultura.
 A intenção é capacitar agricultores e pescadores através de novos conhecimentos e ferramentas produtivas e de gestão, para tornar a piscicultura uma atividade de geração de renda e de segurança alimentar para as famílias do meio rural. Além disso, busca potencializar a participação dos jovens agricultores e pescadores na atividade, para fortalecer suas condições de permanência no meio rural.
 Outra proposta para este projeto é fomentar o trabalho das organizações cooperativas e associações entre agricultores e pescadores, favorecendo a inclusão de pescado no Programa Nacional de Alimentação Escolas (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
 O doutor em zootecnia da UFSM/Cesnors, Ivanir José Coldebella, é o coordenador geral do Programa. Os responsáveis técnicos são o doutor em Zootecnica da UFSM/Cesnors, Rafael Lazzari e o assistente técnico regional em recursos naturais da Emater/RS-Ascar, Carlos Roberto Olczevski.
 Ao todo, 17 cursos de capacitação para agricultores, pescadores e técnicos serão realizados, a partir de abril deste ano, até maio de 2016.
 Na ocasião, participaram do momento da assinatura do termo, o diretor do Cesnors, Genésio da Rosa, o gerente do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Leonir Bonavigo e o presidente da Emater/RS e superintendente da Ascar, Lino De David.
 De David citou o programa RS Pesca e Aquicultura, que está entre os 80 programas oferecidos pelo Estado e é monitorado, baseia-se na capacitação e qualificação dos envolvidos, mesmo caso do programa criado através da parceria entre a UFSM e Emater/RS-Ascar.
 “A piscicultura é uma cadeia nova e mais complexa, por isso o conhecimento é tão importante, tanto para os técnicos quanto para os agricultores. Essa região tem um enorme potencial e a piscicultura é uma atividade econômica importante”.
 Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen
Jornalista Marcela Buzatto
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/