quinta-feira, 20 de março de 2014

Outono começa nesta quinta com instabilidade no Estado

Primeiro fim de semana da nova estação será marcado pelo frio

O outono, que começa às 13h57min desta quinta-feira, deverá ter impacto do fenômeno El Niño. Conforme a análise da MetSul, haverá acentuado aquecimento das águas superficiais do oceano Pacífico, na região equatorial. “Depois de quatro anos com neutralidade ou La Niña, o outono de 2014 pode marcar os estágios iniciais de um episódio de El Niño”, destacou a meteorologista Estael Sias. O El Niño influencia o clima em escala mundial e costuma trazer importantes impactos aqui no Rio Grande do Sul, incluindo mais chuva.

No decorrer do outono, águas muitos mais quentes que a média avançando de Oeste para Leste a profundidades de 200 a 300 m (Onda Kelvin) devem emergir na superfície do mar e desencadear forte aquecimento do Pacífico Equatorial entre abril e maio, explicou Estael. “Se vier a se confirmar o El Niño, os efeitos devem ser mais sentidos mais adiante e com muita chuva.”

As mínimas rondam os 14°C em São José dos Ausentes, enquanto as máximas podem atingir 27°C em Santa Cruz do Sul. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 20°C e 27°C.

O começo do outono terá frio no RS. Já no primeiro fim de semana, uma forte massa de ar frio trará madrugadas com marcas típicas de inverno e a possibilidade das primeiras ocorrências de geada do ano. “Isso não significa que o calor fica para trás”, ponderou o diretor-geral da MetSul, Eugenio Hackbart. Dias quentes são normais em abril e maio. Hackbart recorda os casos de 1964, 1990 e 1992, quando houve dias frios no Estado em março, mas que foram seguidos por períodos de calor, em alguns casos até intenso, em abril.  Outra marca do outono é a grande diferença de temperatura da noite para o dia, podendo variar até 20ºC no mesmo dia.
Fonte: Alexandre Aguiar / Correio do Povo 
Fotos e postagem:Elisete Bohrer



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/