terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Onda de calor segue intensa com máximas ao redor dos 40°C no RS

Terça-feira terá predomínio de sol com chuvas de verão e temporais isolados

Esta terça será o terceiro dia seguido com máximas ao redor de 40ºC no Rio Grande do Sul. Massa de ar extremamente quente atua sobre o Sul do Brasil. O sol vai predominar, apesar de nuvens no céu. Da tarde para a noite, chance de chuva localizada de verão, ocasionalmente forte e com temporais isolados e passageiros que localmente podem ser fortes.

No Sul e na fronteira com o Uruguai segue alto o risco de temporais intensos localizados. Nessa segunda, tempestade elétrica intensa riscou os céus da Região Metropolitana. A MetSul alerta que o calor ganha força nos próximos dias com máximas no Estado de 41ºC a 43ºC.

As mínimas são altas, entre 17°C e 18°C em São José dos Ausentes e Vacaria. As máximas, por sua vez, atingem 40°C em Santa Cruz do Sul e Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 25°C e 39°C.

A massa de ar extremamente quente sobre o Sul do Brasil impede o avanço das frentes frias e a instabilidade fica concentrada sobre o Uruguai. Chove muito há dias no país e o cenário é desolador em algumas áreas com inundações. Há muitas estradas bloqueadas e rios que saíram do seu leito. Os desabrigados são centenas, mas aumentam a cada hora.

Vai chover demais nos próximos dias. Os volumes podem ficar entre 200 mm e 400 mm em partes do Uruguai, o que fará com que alguns locais enfrentem verdadeiro desastre com graves danos na agricultura. Há risco de gado morrer afogado. O presidente José Mujica qualificou a situação de “calamidade climática”.
Fonte: Metsul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/