terça-feira, 14 de janeiro de 2014

RS terá tempo instável e tarde abafada nesta terça-feira

Vórtice ciclônico agrava condições em alguns pontos, com chuva forte

Uma área de baixa pressão, conhecida em meteorologia como vórtice ciclônico, atua em níveis médios e altos da atmosfera sobre o Rio Grande do Sul, nesta terça-feira. Com isso, o Estado terá outro dia de tempo instável. Além disso, a tarde será quente e abafada.

O sol aparece com nuvens na maior parte das cidades, mas ocorrem pancadas isoladas de chuva. Já chove de manhã em alguns locais, caso do Extremo Sul gaúcho, que pode ter chuva localmente forte na área entre Chuí. Rio Grande e Jaguarão. Da tarde para a noite, as pancadas atingem um maior número de localidades.

As mínimas devem atingir 15°C em São José dos Ausentes e 16°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, rondam os 30°C em diversos pontos e podem chegar ou superar os 32°C em Santa Cruz do Sul. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 21°C e 32°C.

Chuva torrencial com volumes excessivos atingiu, no final do domingo e no começo desta segunda-feira algumas cidades do Litoral Norte e da área de entorno da Lagoa dos Patos. Em três horas, Torres teve mais da metade da média de chuva do mês. A chuva mais extrema caiu a Oeste da Lagoa dos Patos, o que trouxe o bloqueio da BR 116 por alagamento da pista em Tapes.

Sentinela do Sul teve inundação e decretou emergência. Entre Lavras do Sul e Bagé, a estrada ficou intransitável por conta da lama e até alguns ônibus atolaram. A chuva isolada volumosa, até superior a 100 mm em curto período, decorreu do vórtice ciclônico em níveis médios da atmosfera, que interagiu com ar quente e úmido.

O sistema não chegou a configurar ciclone extratropical e, por isso, não houve ventania. Ele favorecerá, porém, novas pancadas até quarta-feira, que podem ser fortes em pontos isolados.
Fonte: Metsul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/