segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Fabricante faz campanha para segurar os preços da cerveja neste verão

Iniciativa da Ambev quer frear a queda no consumo da bebida no país, que já é de 4% neste ano

Uma campanha desembarca nesta segunda-feira no Estado para garantir, mais do que as geladas no verão, cerveja congelada — ao menos nos preços das principais marcas nacionais. Para tentar frear a incomum queda no consumo da bebida no país, que chega a 4% neste ano, a fabricante Ambev lança no Rio Grande do Sul uma campanha que já percorreu parte do país.
A ação Verão Sem Aumento consiste em garantir o fornecimento de cerveja sem reajuste durante todo o verão em bares, restaurantes, casas noturnas e supermercados. A iniciativa combina com o adiamento do reajuste pelo governo federal da tabela de tributos para bebidas frias de outubro deste ano para 2014 — ainda sem data definida. Segundo a Ambev, a decisão do governo trouxe alívio ao setor na época mais importante de vendas, mas não será suficiente para reverter a queda no decorrer do próximo ano.
A intrigante redução no consumo de cerveja — apontada pela própria Ambev, que a atribui ao aumento de preços de alimentos —, pode ter outras explicações. Conforme o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Estado (Abrasel-RS), Naldo Barbosa, a venda diminuiu no verão passado também por fatores tão distintos como o maior rigor na aplicação da Lei Seca e também à migração do consumo para outras bebidas, como espumantes e destilados. E ainda há disputa de mercado por cervejas importadas e artesanais.
— Notamos uma queda maior justamente nas cervejas nacionais, já que as importadas tiveram menor redução — constata Barbosa.
O Estado tem mais de 5 mil restaurantes e bares e a expectativa é de que a adesão dos estabelecimentos seja significativa.
— A medida traz benefícios ao consumidor e aos comerciantes também, que poderão ter vendas maiores — avalia Barbosa.
A campanha contempla as marcas Brahma, Antarctica, Skol, Bohemia e Original em suas embalagens retornáveis e descartáveis, de 300 ml, 600 ml e um litro.
Fonte:ZERO HORA
Postado:Elisete Bohrer

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