segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Saiba como uma escovação adequada pode proteger os dentes e a gengiva

Mesmo quem realiza a escovação no mínimo duas vezes por dia não está livre de doenças se ela for feita de maneira inadequada

Os dentistas falam sempre sobre a importância de uma boa escovação dental para a saúde geral da população. Mas são poucos os adultos e crianças que fazem uma perfeita higiene dos dentes e da boca. Muitos pensam que basta encher a escova de creme dental e fazer espuma. Outros substituem uma boa escovação pelos enxaguantes bucais. Por trás desses erros, há uma série de mitos e desinformação.

A higiene correta dos dentes e da gengiva costuma ser um ponto crítico para toda a saúde bucal. Mesmo quem realiza a escovação no mínimo duas vezes por dia não está livre de doenças se essa tarefa não foi realizada de maneira adequada. O dentista Artur Cerri, coordenador da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), explica que a cárie é a principal delas, mas a situação pode piorar com o tempo caso não haja uma mudança na escovação. 

— É o caso das inflamações e infecções, que podem, inclusive, migrar para outras partes do corpo.

E não precisa ter a dentição completa para começar a ter essa preocupação. Dentistas recomendam que, desde que o bebê é pequeno, deve-se fazer a higiene e acostumar a criança a ter sua boca limpa, afinal, o leite materno também tem açúcar. Mas é quando começam a aparecer os primeiros dentes que surgem os problemas, por volta dos seis meses até os dois anos. 

Cirurgiã-dentista de Saúde da Família, Tatiana Badalotti explica que, quando a criança é muito pequena, é recomendado utilizar uma gaze com água ou escova de dedo (com cerdas de silicone), e escovas infantis assim que o bebê começar a crescer. Para crianças que não conseguem cuspir e engolem a pasta, o ideal é usar pasta de dente sem flúor. 

— Quando a criança tem uma boca saudável, os dentes já nascem em ambiente saudável — explica Tatiana. 

Doenças ditam frequência ao dentista
Uma boa higiene bucal não substitui a visita periódica ao dentista. Badalotti explica que a necessidade de visitar um profissional varia de acordo com cada pessoa. Pacientes que têm gengivite e doença periodontal, por exemplo, devem ir a cada três meses, aqueles com dentes restaurados devem ir a cada seis meses, por prevenção, e os que têm boa higiene devem voltar a cada ano.

... não se deve escovar os dentes logo após comer?
O ideal é, primeiro, fazer um bochecho com água para reduzir a acidez e só depois realizar a escovação. Dessa forma, a correta higienização é facilitada – protegendo o esmalte dos dentes.

... não é bom ser rápido na escovação?
Muita gente ainda escova os dentes “por obrigação” e, por preguiça, acaba escovando os dentes rapidamente, sem fazer uma boa limpeza. É importante saber que uma boa escovação precisa de pelo menos dois minutos. 

todos os dentes merecem a mesma atenção?
É comum pessoas começarem a escovar os dentes com vontade e ir perdendo interesse aos poucos, limpando muito mal algumas partes. Dividindo a boca em quatro partes (lados direito e esquerdo, em cima e embaixo), devemos escovar cada parte por pelo menos 30 segundos. 

... o ideal é fazer movimentos circulares?
 Ao aplicar muita pressão na escovação, quem acaba saindo no prejuízo é o esmalte dental, que tem justamente a função de proteger contra as bactérias. O ideal é fazer movimentos circulares ao escovar.

... não é indicado ter pressa no enxague?
Ao lavar bem a boca, o indivíduo se livra de várias partículas, como restos de comida, que poderiam contribuir para a formação das temíveis placas bacterianas. Por isso, é recomendado enxaguar a boca antes e depois da escovação, com bastante água limpa e fria.

... a escova também merece atenção?
Ela também deve ser devidamente limpa logo após cada escovação para não acumular restos de alimento e se transformar numa colônia de bactérias. Além disso, esse instrumento tão importante para a saúde deve ser substituído por um novo ao menos três vezes ao ano. 

... a limpeza antes de dormir é a mais importante?
A língua, através da fala, ajuda na remoção de placa durante o dia. Durante a noite, o alimento vai permanecer onde está, pois não há nenhum fator que remova. Por isso, a recomendação é que escovação mais caprichada (inclusive com uso de fio dental) seja a noturna. 

... mais é menos quando falamos de pasta de dente?
A pasta de dente serve para ajudar na limpeza interna da boca, e traz em sua fórmula quantidades adequadas de flúor. Mas se utilizada em excesso pode gerar uma doença chamada fluorose, responsável por causar manchas esbranquiçadas nos dentes de crianças. O ideial é quantidade equivalente ao tamanho de uma lentilha. 

... a língua também deve ser escovada?
Não adianta escovar bem os dentes e passar fio dental se a língua for esquecida, pois é nela que estão concentradas boa parte das bactérias, e muitas vezes, são acumulados os restos de alimentos. A dica é utilizar a própria escova ou um raspador específico para esta finalidade. 

Fonte: Artur Cerri, da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas e cirurgiã-dentista de Saúde da Família Tatiana Badalotti
Foto:Adriana Franciosi/Agencia RBS
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/