terça-feira, 12 de novembro de 2013

Depois de temporais, sol retorna ao RS nesta terça-feira

Tempo firma e temperaturas serão agradáveis na maior parte do dia

A forte instabilidade se afasta e o tempo firma no decorrer desta terça-feira no Rio Grande do Sul. O começo do dia ainda tem mais nuvens em parte do Estado com chance de chuva e garoa esparsa em pontos do Sul e da Metade Leste. Da tarde para a noite, o sol deve predominar na maioria das regiões, contudo. Nesta segunda-feira, subiu para 2.948 pessoas o número de desalojados e desabrigados por conta das chuvas.

Atuação de uma área de baixa pressão no oceano a Sudeste do Estado traz vento que sopra moderado com algumas rajadas, mais fortes no Sul gaúcho (70 a 90 km/h). A temperatura estará agradável na maior parte do dia com calor no Litoral Norte e no Noroeste.

As mínimas chegam a 12°C em São José dos Ausentes e 13°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, alcançam 28°C no Litoral Norte e 29°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 19°C e 28°C.

A interação entre ar quente e úmido com um profundo centro de baixa pressão trouxe volumes extremos de chuva entre domingo e esta segunda-feira no Estado. Pontos do Vale do Rio Pardo registraram mais de 300 mm de precipitação. Na fronteira, Quaraí teve até 250 mm em 48h. Em Porto Alegre e na região metropolitana, os volumes entre o meio da tarde do domingo e a noite de segunda variaram entre 120 mm e 150 mm. O volume de chuva na Capital em 24h foi um dos mais altos do último século no mês de novembro.

A intensa instabilidade ainda trouxe grandes temporais de granizo, sobretudo em cidades da Serra e da parte alta do Vale do Taquari, com pedras de gelo de grande tamanho, o que trouxe prejuízo milionário para a cultura de uva e lavouras. Fontoura Xavier e Bento foram as cidades mais castigadas pelo granizo.

O tempo melhora, mas rios com nascentes na Serra e no Litoral Norte como Taquari, Sinos, Caí e Gravataí subirão, o que vai exigir atenção para comunidades ribeirinhas. A chuva deve retornar no fim da semana, mas sem o mesmo risco de grandes transtornos.
Fonte: Metsul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/