Maior parte de outubro será de chuva e frio, segundo a MetSul
Embora a quarta-feira seja de sol, após uma sequência de dias chuvosos, o clima de inverno deve permanecer mesmo com a chegada da primavera no Rio Grande do Sul. Segundo a MetSul Meteorologia, a exemplo do que já foi visto nos Estados Unidos e na Europa neste ano, os primeiros 30 dias da nova estação serão, em grande parte do Estado, de chuva, até volumosa, e uma maior frequência de dias frios.
No Hemisfério Norte, a transição de estações teve frio tardio e intenso e em vários países a primavera demorou 20 a 30 dias para se estabelecer no clima com neve e fortes erupções de ar ártico. Entre as causas principais para esse fenômeno, estão oscilações intrasazonais dos oceanos, como a NAO (Oscilação do Atlântico Norte) e a AO (Oscilação do Ártico). Ambas estiveram em valores muito negativos no final do inverno e no começo da primavera.
Os valores muito negativos acompanharam uma mudança nos padrões das correntes de jato (vento em altos níveis da atmosfera), enfraquecendo o gradiente de pressão atmosférica sobre o Atlântico Norte. O mesmo padrão se repete agora no Hemisfério Sul, o que mostra que o inverno só terminou, na prática, no calendário. Roupas de lã e guarda-chuvas ainda serão utilizados com frequência.
Fonte:MetSul
Foto e postagem: Elisete Bohrer
Nenhum comentário:
Postar um comentário