terça-feira, 17 de setembro de 2013

Ciclone extratropical pode causar transtornos no RS

Fenômeno se forma no Uruguai nesta terça e deve gerar rajadas acima dos 100 km/h

Um ciclone extratropical se forma e ganha força na costa do Uruguai nesta terça-feira. O Rio Grande do Sul vai estar sob influência da circulação ciclônica com muitas nuvens e variação de nebulosidade, o que significa alternância de períodos de céu nublado em que pode chover e outros de sol. O tempo deverá ficar mais aberto da tarde para noite.

No Extremo Sul, mais perto do ciclone, chove a qualquer hora do dia e até forte. O vento se intensifica e sopra com rajadas mais fortes no Sul e no Leste do Estado. Ar polar impulsionado pelo ciclone ingressa e o dia será frio, com resfriamento acentuado à noite.

As mínimas caem bastante, com previsão de 3°C em São José dos Ausentes e 4°C em Vacaria. A máxima não deverá atingir os 20°C, com projeção de 17°C para Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 10°C e 16°C.

A MetSul alerta que é desaconselhável a navegação nas lagoas do Leste do Estado e no Guaíba devido ao vento. O Porto de Rio Grande pode ter operações na praticagem prejudicadas pela forte ventania. As madrugadas de quarta e quinta devem ser geladas na maioria das regiões do Rio Grande do Sul com geada em muitas áreas e chance de mínimas negativas na Serra. O frio pode trazer danos ao trigo.

O ciclone extratropical traz risco de transtornos e danos. O pior deve ocorrer no Uruguai pela maior proximidade do fenômeno. Todo Sul e Leste do país vizinho estará sujeito a rajadas muito intensas de vento ao longo do dia, que vão ficar acima dos 100 km/h. Montevidéu pode ter vento de 100 a 120 km/h e nos departamentos de Maldonado (Punta del Este e Piriápolis) e de Rocha (Chuí e Punta del Diablo) o vento pode atingir até 140 km/h.

No Rio Grande do Sul, o vento deve ser mais forte hoje no Sul e no Leste do Estado, mas será o Litoral Sul a região mais atingida, particularmente entre o Chuí e Rio Grande. O vento na costa Sul gaúcha pode atingir de 100 a 120 km/h em vários pontos.

Haverá vento forte também na área de Porto Alegre com rajadas, em média, de 60 a 80 km/h. Há alto risco de danos no Uruguai com muitas quedas de árvores. Aqui no Estado, transtorno possível hoje são os cortes de luz na área de concessão da CEEE no Sul e no Leste gaúcho.
Fonte: Metsul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/