sexta-feira, 5 de julho de 2013

Protesto por recursos fecha mais de 100 prefeituras no RS

Manifestação reúne prefeitos, vereadores e lideranças políticas. Eles pedem aumento na distribuição da divisão dos impostos federais. 
Mais de 100 prefeituras fecharam as portas nesta quinta-feira (4) em protesto por diversas reivindicações ao governo federal, entre elas uma ampliação na distribuição da divisão dos impostos federais entre as cidades.
A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) confirma a mobilização e se manifesta a favor do protesto. A lista completa de municípios não foi divulgada.
"As vozes dos prefeitos são as vozes das ruas. Nos últimos dois anos, os municípios perderam R$ 2,5 bilhões de receitas no país com a isenção de impostos municipais", disse Valdir Andres, presidente da Famurs.
Entre as ações, foram paralisados serviços de transporte escolar e coleta de lixo. Já os serviços de saúde foram mantidos.
A mobilização reuniu prefeitos, vereadores e lideranças políticas ainda pela manhã, e foi ajustada em encontro com a diretoria da Famurs.
A manifestação é pacífica, segundo o prefeito de Caiçara, Zilio Roggia, que preside a Associação dos Municípios da Zona da Produção no estado.
Os manifestantes fecharam por meia hora a BR-386 em Sarandi, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), respeitando liminar da Justiça. Antes, eles fecharam a entrada do Banco do Brasil do município pelo mesmo período de tempo.
Na próxima semana, de 8 a 11 de julho, os prefeitos seguirão para Brasília para participar da marcha nacional. As reivindicações ainda incluem a recuperação das perdas de arrecadação dos municípios através das fontes de receita, em função de desoneração de impostos do governo federal, pedido de isenção do pagamento de pedágio para carros públicos, fixação de datas para abertura e fechamento dos processos do sistema de convênios do governo federal, e que seja realizado com mais transparência, e também solicitam a ampliação da participação dos municípios na divisão das receitas do bolo tributário de 14% para 20%.
"Os municípios estão à beira do colapso. Todas essas reivindicações serão levadas para a marcha em Brasília. Acredito que daqui do Rio Grande do Sul cerca de 300 prefeitos devem ir até Brasília participar da passeata", disse o presidente da Famurs.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/