quinta-feira, 11 de abril de 2013

Aeromóvel chegará sábado à Capital

Modelo fabricado no Rio de Janeiro é transportado por via terrestre durante cinco dias<br /><b>Crédito: </b> Divulgação / Trensurb / CP
Crédito: Divulgação / Trensurb / CP

Primeiro veículo comercial do tipo no país deve ser inaugurado em junho

Modelo fabricado no Rio de Janeiro é transportado por via terrestre durante cinco dias
O primeiro aeromóvel comercial do Brasil finalmente está a caminho de Porto Alegre. Fabricado no Rio de Janeiro, o veículo deve chegar à capital gaúcha neste sábado. O embarque, de caminhão, ocorreu na última terça-feira. Com capacidade para 150 passageiros, ele irá integrar a linha de 998 metros localizada entre a Estação Aeroporto do Trensurb e o Aeroporto Salgado Filho, com inauguração prevista para o mês de junho.

Em cinco dias, o veículo será transportado por 1,6 mil quilômetros, desde a fábrica de Três Rios, no Rio de Janeiro, até Porto Alegre. O serviço é executado pela Pacheco Logística, do Grupo Darcy Pacheco. Com cerca de nove toneladas, a estrutura será conduzida pela estrada por um cavalo mecânico e uma prancha de seis eixos, com 21,5 metros de comprimento.

Segundo o gerente responsável pela operação, Newvani Cirolini Correa, veículos com este porte somente têm autorização para circular nas estradas durante o dia, a uma velocidade máxima de 70 km/h. “Pela nossa experiência, não é um transporte que apresenta dificuldades. Porém, pelo que representa para o Estado e o país, por ser o segundo aeromóvel do mundo, ele se torna muito importante. A nossa responsabilidade é muito grande”, afirmou Correa. A empresa também será responsável por colocar o veículo sobre os trilhos, ainda no sábado, na Estação Aeroporto do Trensurb.

A partir da próxima semana, o aeromóvel irá passar por um período de testes. A chegada do primeiro veículo — conhecido como A100 — estava inicialmente prevista para novembro do ano passado. Mas, segundo o presidente da Trensurb, Humberto Kasper, o veículo não foi trazido na época porque as obras necessárias para a criação da linha ainda não estavam concluídas.

O início das operações e a inauguração oficial ainda não têm data, mas, segundo a Trensurb, o veículo deve entrar em funcionamento no final do mês de junho. O investimento é de R$ 33,8 milhões, com recursos do governo federal. O ministro das cidades, Aguinaldo Ribeiro, deverá visitar as obras no dia 18 de abril.

O aeromóvel foi fabricado pela T’Trans Sistemas de Transporte. Segundo o presidente da empresa, Massimo Giavina-Bianchi, o segundo veículo, com o dobro da capacidade (o A200, para 300 passageiros), deve ficar pronto em dois meses. Ele ressalta que a fabricação ocorreu com tecnologia 100% nacional, e que o custo do sistema é de um terço do monotrilho e um sexto do metrô tradicional.

“Isso tudo além de ter um investimento menor e não ser poluidor”, afirma Giavina-Bianchi. O empresário acredita que o aeromóvel de Porto Alegre poderá servir de incentivo para a adoção desta modalidade de transporte em outras cidades. “O potencial é muito grande. É preciso ver o sistema funcionando. Esta pode ser uma vitrine e estamos muito animados com isso.”

Fonte: Danton Júnior / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/