Com o tema central “A Tecnologia a Serviço da Agricultura”, o palco principal reuniu um público expressivo de produtores rurais, técnicos e profissionais do setor para um painel, reforçando a vocação da feira como um espaço essencial de conhecimento e atualização.
O painel reuniu importantes lideranças do agronegócio para um debate diversificado. Entre os convidados, estavam Ronaldo Carbonari, assistente técnico da presidência da Emater/RS-Ascar e Hamilton Jardim, presidente da Farsul, que trouxe uma análise atualizada sobre o trigo e as culturas de inverno. O presidente da ACSURS, Valdecir Folador, abordou a conjuntura da suinocultura, suas perspectivas de mercado e o papel da inovação para maior competitividade e segurança nas lavouras.
Walter Vontobel e a Visão Estratégica da Cotrisal
A participação do presidente da Cotrisal, Walter Vontobel, foi muito prestigiada pelo público. Vontobel destacou o papel fundamental das cooperativas na difusão de tecnologias e na qualificação dos produtores, reforçando a importância de parcerias que impulsionam o desenvolvimento regional. A apresentação do presidente da Cotrisal, intitulada "A Tecnologia a Serviço da Agricultura: Biocombustíveis e Inovação", detalhou os principais investimentos e a visão estratégica da cooperativa.
Vontobel enfatizou que a Cotrisal, com uma jornada de 68 anos, está entrando em sua quarta e mais promissora fase: a dos Biocombustíveis, a construção da SOLI3 – Central Cooperativa, um empreendimento conjunto com a Cotripal e Cotrijal, que será uma das mais modernas indústrias de processamento de soja e produção de biodiesel do Brasil.
"É a materialização da 'Tecnologia a Serviço da Agricultura', agregando valor na origem, valorizando a produção dos nossos associados e abrindo novos mercados", afirmou o presidente Walter Vontobel.
A SOLI3, localizada em Cruz Alta, representa um investimento estratégico que visa aprimorar a estabilidade da demanda por grãos, gerar empregos e fortalecer o cooperativismo regional. A planta se destaca pela alta tecnologia e pelas práticas sustentáveis, como o sistema de efluente zero, o reuso de água e o uso de gorduras animais na produção de biodiesel. Com capacidade inicial para processar 3.600 toneladas de soja por dia, e um plano diretor industrial da expansão futura para 7.200 t/dia, a SOLI3 tem potencial para se tornar a maior esmagadora do Brasil.
Inovação e Retorno ao Associado
A apresentação do presidente Vontobel também revisitou a trajetória de 68 anos da Cotrisal, que se divide em três fases marcantes (Fundação 1957-1991, Estruturação 1991-2020 e Novas Fronteiras 2020-2025), e ressaltou o histórico de inovações voltadas para o benefício direto do associado.
Ano | Inovação e Benefício ao Associado |
1985 | Criação do Colegiado de Líderes, envolvendo atualmente 250 associados na gestão. |
1995 | Fim do desconto da Cota Capital na venda de produtos, um marco de confiança e retorno direto. |
1998 | Início da distribuição das sobras em dinheiro, fortalecendo a transparência e o ganho real do produtor. |
2021 | Criação da Plataforma SMARTCOOP, conectando o produtor rural à cooperativa e modernizando a gestão da propriedade. |
2024 | Pagamentos à vista na compra de todos os produtos agrícolas, reforçando a credibilidade e solidez da cooperativa. |
2025 | Devolução INTEGRAL das sobras na comercialização de soja e milho, consolidando o ciclo virtuoso do sucesso compartilhado. |
2025 | Criação do AGROTEC COTRISAL, um espaço focado em inovação, sustentabilidade e fortalecimento do cooperativismo. |
A Cotrisal também demonstrou seu forte enraizamento em Novo Barreiro, onde a filial foi estabelecida em 2005 com a compra, em leilão, das estruturas da antiga Coopalma. A unidade local atende 340 associados e oferece um leque completo de serviços, e consultoria técnica. O painel de palestras da 11ª FEIMATE cumpriu seu objetivo de aproximar produtores e especialistas, promovendo um momento de troca essencial para o fortalecimento do agronegócio local e regional.
Fonte: Assessoria de Comunicação Cotrisal






Nenhum comentário:
Postar um comentário