quinta-feira, 21 de julho de 2022

Escolas de Três Palmeiras recebem programa Cooperação na Ponta do Lápis

Atividades visam cooperar para que alunos tenham uma vida financeira sustentável


 Professores da rede municipal de ensino de Três Palmeiras (RS) estão recebendo, desde março deste ano, formação do programa Cooperação na Ponta do Lápis, realizado por meio de parceria entre o Sicredi e a Secretaria Municipal da Educação.

O objetivo é cooperar para que os estudantes possam refletir e ter a possibilidade de construir uma vida financeira sustentável, o que é feito por meio de práticas cooperativas que contribuem para o fortalecimento da cidadania e a formação de uma população com maior protagonismo, autonomia e consciência para tomar decisões financeiras.

Enquanto o Sicredi oferece formação e instrumentalização pedagógica de professores que atuam com estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, os profissionais de ensino abordam as temáticas em sala de aula, de forma adequada à realidade de crianças e adolescentes.

De acordo com o analista de Programas Sociais da Sicredi Região da Produção, Lucinei Rodrigo Bohn, a expectativa é conseguir despertar nos estudantes quais são seus papéis na família e na sociedade quando se fala em economia. “Também, que construir uma vida mais próspera começa do simples, em casa, com pequenas coisas que vão se tornando hábitos para toda a vida, a partir de constante exercício e dedicação”, complementa.

Em Três Palmeiras, até o momento, houve a formalização da parceria, uma sensibilização dos professores no início do ano letivo e as duas etapas presenciais de formação dos educadores. A partir do segundo semestre, os estudantes do 5º ano terão a possibilidade de fazer visitas de aprofundamento às agências do Sicredi, para conhecerem a rotina dentro da instituição financeira cooperativa.

Sobre o funcionamento do programa

Atualmente, o programa Cooperação na Ponta do Lápis conta com nove ações de sensibilização para os públicos Pessoa Física, Pessoa Jurídica MEI, crianças e adolescentes, além de um método de transformação financeira, três oficinas temáticas para o público Pessoa Física e uma oficina para colaboradores.

A lista ainda contempla uma iniciativa voltada a escolas, a Jornada da Educação Financeira nas Escolas, a qual representa uma formação completa para professores trabalharem a educação financeira em sala de aula por meio de uma metodologia simples e potente.


Fonte: Sicredi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/