terça-feira, 27 de julho de 2021

CESURG 05 anos: NAP - Núcleo de Apoio Pedagógico é criado para abraçar demandas de ensino

 


Dentre as suas atribuições, o NAP tem na essência o apoio geral às questões de ensino da instituição.

Com o intuito de suprir e apoiar as demandas de ensino da Faculdade CESURG Sarandi, criou-se o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), no Centro de Ensino Superior Riograndense. O Projeto institucionalizado em alusão aos cinco anos da Instituição de Ensino Superior - CESURG 05 anos, contempla uma das cinco ações na busca da excelência em Educação.

O NAP caracteriza-se como um núcleo consultivo e de construção de ações para a área de ensino-aprendizagem do CESURG Sarandi. Tem formação e atuação interdisciplinar que pode se estender à toda a comunidade acadêmica da Instituição, bem como à sociedade em geral, como destaca a professora Me. Cyntia Castoldi Destri, integrante do núcleo: “Nós temos vários cursos, 10 cursos acontecendo, cada curso com a sua especificidade, mas tem coisas que a coordenação sozinha não consegue pensar, então na verdade, é bem no sentido de um apoio”.

O Núcleo tem por objetivo geral, auxiliar no desenvolvimento e aprimoramento de ferramentas de ensino-aprendizagem, capazes de contribuir para a excelência na formação profissional da Faculdade, sendo formado por um conjunto de profissionais especializados para o atendimento de alunos, professores e, principalmente, coordenações de cursos. Quanto às demandas e desenvolvimento de ferramentas, deixa claro a professora Cyntia; “o NAP vem para auxiliar as demais coordenações, mas também para propor revisões em regulamentos da instituição”.

Para agregar as experiências e setores que envolvem o ensino no CESURG, o NAP foi composto por 4 membros, indicados pelas coordenações de curso e definidos pela direção de ensino e direção geral da instituição. Sendo constituído pela Direção de Ensino, Secretaria Acadêmica, Representação das Coordenações e de Professores, assim, compõe o NAP: o professor Me. Renan Anderson de Oliveira, o professor Me. Paulo Roberto Machado, a Secretária Acadêmica e Procuradora Institucional, Gláucia Debona e a professora Me. Cyntia Castoldi Destri, além da diretora de Ensino, professora Me. Juçara Elza Hennerich.

Nesta formatação atribui-se ao NAP:

· Acompanhar legislação educacional para apoio aos cursos de formação superior da instituição;

· Auxiliar nos processos de análise de documentos educacionais, contribuindo para construção e atualização dos mesmos com efetiva conexão com os processos de ensino-aprendizagem;

· Colaborar, de maneira consultiva, com os Projetos Pedagógicos de Curso, auxiliando na orientação para construção e atualização dos mesmos, esta

consulta deve ter a participação efetiva do Núcleo Docente Estruturante (NDE) de cada curso;

· Orientar para implantação de novos cursos na Instituição de Ensino Superior;

· Atendimento e acolhimento de demandas de discentes e docentes que envolvam questões relacionadas aos objetivos do NAP;

· Construção, análise e desenvolvimento da política de acompanhamento de egressos.

A professora Cyntia cita mais exemplos que foram pautas de umas das primeiras reuniões do NAP; “...algumas demandas já recebidas: retomada/revisão da regulamentação de estágios, da regulamentação da prova de suficiência e prova substitutiva, demandas de discentes no sentido da necessidade em termos uma política de atendimento aos alunos com necessidades especiais e intelectuais”.

O NAP já atende há algumas demandas que estão surgindo, relata a professora Cyntia; “...avalio como positivo o trabalho desenvolvido pelo NAP, pois estamos tendo a oportunidade de avançar nas questões em relação ao ensino e consequentemente a aprendizagem de nossos discentes; aos poucos toda a comunidade acadêmica irá sentir reflexo destas ações. Todos os docentes são convidados a participar e contribuir com este núcleo, pois acreditamos que o diálogo, o estudo e o compartilhamento de ideias, proporcionam avanço na compreensão e pertencimento com o que fazemos”, destaca a educadora.

Todos os coordenadores são convidados para participar com ideias e demandas. O apoio é a essência do NAP e preza por fazer rodas de conversas com alunos, professores e coordenadores. Recordando que, os membros do NAP reúnem-se semanalmente, nas sextas-feiras pela tarde e as demandas são levantadas por meios de comunicação institucional e de forma antecipada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/