terça-feira, 30 de março de 2021

CESURG recebe representantes do Grupo Fienile

 

CESURG reafirma e alinha próximos passos da parceria com empresa que é a primeira com técnica de suplementação luminosa em pivô no mundo

Na última sexta-feira, 26 de março, representantes do Grupo Fienile, o sócio proprietário Gustavo Grossi juntamente com o coordenador de P&D e pesquisador Dr. Ernane Lemes, vieram até o Centro de Ensino Superior Riograndense - CESURG Sarandi para conhecer a instituição, reafirmar e alinhar os próximos passos da parceria que foi feita há 01 ano. A equipe foi recepcionada pelos diretores Sidnei Piccini, diretor administrativo, e Juçara Hennerich, diretora de ensino.

Durante a reunião realizada no CESURG com os diretores e os coordenadores dos cursos de Agronomia e Gestão de Cooperativas, os representantes do Grupo Fienile apresentaram resultados de pesquisa e prévias da safra 20/21. Além de apresentar sobre o novo módulo de iluminação que está sendo utilizado nos pivôs a partir de agora que permite a dimerização das cores, com isso será possível incrementar mais vitaminas, açúcar, carboidratos nas culturas de interesse. A dimerização das cores permite trabalhar com diferentes intensidades e colorações (luz rosa, azul, amarela, vermelha).

Após toda a explicação e demonstração de como funciona a técnica da suplementação luminosa e, a instituição junto com grupo de alunos e algumas empresas parceiras, já engajadas no projeto, estão alinhando algumas áreas com produtores rurais para instalar o projeto e iniciar os estudos.

De acordo com a professora e coordenadora do curso de Agronomia Thais Pollon Zanatta, “Junto com o representante comercial da região serão visitados alguns produtores para explicar e ver se eles estão dispostos a se engajar no projeto, pois não vai ser apenas suplementar luz, é um pacote tecnológico. Pois como as plantas irão estar produzindo mais elas precisam de mais adubação, de um manejo diferenciado, nós precisamos conhecer toda a realidade do produtor para poder montar o pacote tecnológico da suplementação luminosa. E na verdade esse será apenas o primeiro estudo, será a ponta do iceberg, porque existem várias perguntas e muitos estudos pela frente”.

O Grupo Fienile pretende retornar para o Rio Grande do Sul mais ou menos daqui um mês e acompanhar junto com os alunos as visitas nas propriedades dos produtores que aceitaram utilizar essa técnica de suplementação luminosa. Pois, necessita fazer um estudo na propriedade referente às características do pivô do produtor, ou seja, precisa verificar a altura do pivô e o posicionamento para que as plantas recebam a luz necessária para produção, além de mostrar aos alunos a maneira certa da manutenção que deve ser feita durante a produção dos cultivos.

Assim este projeto tende a se ampliar ano após ano, aumentando as oportunidades para os acadêmicos do curso de Agronomia e difundindo novas tecnologias para a região, sempre pensando no desenvolvimento regional.

                                           
                                           
--

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/