terça-feira, 16 de março de 2021

Horta didática do curso de Agronomia do CESURG recebe seus primeiros cultivares para realização das aulas práticas

 

Na segunda semana de março, a horta didática do curso de Agronomia começou a receber os primeiros cultivares para o retorno das aulas práticas. O professor Luciano Schwerz, que ministra a disciplina de olericultura, iniciou o preparo da horta e realizou as primeiras implantações de seis tipos de batatas.

Foram semeadas espécies de batatas Markies, BRS Camila F63, Asterix, Ágata que serão testadas. De acordo com o professor Luciano, também foi semeada batata inglesa: “A gente semeou a batata inglesa, elas são vindas do município de Ibiraiaras do produtor Sergio Zanetti, que é um produtor que faz o cultivo de batatas sementes. Serão seis cultivares que estão sendo testadas sendo quatro delas mini tubérculo, uma geração bem recente uma tecnologia que vem para melhorar a reprodução de batata livre de vírus e duas cultivares já com tubérculos maiores com potencial produtivo também”.

A próxima etapa será a realização de práticas de manejo, instalar várias culturas, implantar uma unidade para produção de mudas de cebolas e em junho implantar o alho que vem de Vacaria, ou seja, montar toda uma didática para que os alunos possam interagir e conhecer as plantas ao longo do semestre, como também, manejá-las durante a realização das aulas práticas.

Com esses cultivares implantados na horta didática do curso de Agronomia, a ideia é fazer um dia de campo segundo o professor Schwerz: “O que estamos fazendo na verdade é a preparação de um dia de campo que queremos realizar, em um primeiro momento ele está sendo planejado para ser presencial conforme forem estabelecidas as regras das bandeiras e protocolos de medidas de segurança, então fizemos com a intenção de receber agricultores, técnicos, extensionistas e alunos. Inclusive os alunos irão auxiliar na defesa das estações falando das práticas de manejo dos cultivares”.

O intuito deste dia de campo é preparar uma oportunidade para receber os produtores e técnicos para interagir, conhecer os cultivares e as estratégias de manejo, onde o objetivo é ajudá-los a melhorar a sua produção tanto para consumo como para a comercialização. Portanto, nesse momento é necessário realizar o acompanhamento, fazer a irrigação adequada para que tenha um bom estabelecimento da cultura e um manejo fitossanitário.

                                                      

                                                 


      --

                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/