quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Falta de chuva afeta lavouras em Três Palmeiras



A escassez de chuva atinge muitos municípios gaúchos e em Três Palmeiras não é diferente, as lavouras de milho são as mais afetadas, o soja também está sentindo a falta da chuva para se desenvolver assim como as pastagens. 
 No milho é difícil calcular a quebra mas os produtores já sabem que os prejuízos serão grandes. E o que está ruim pode piorar, tendo em vista que as previsões não são animadoras, Dezembro e Janeiro prometem ser de pouca chuva. 
A previsão indica uma possibilidade de chuva no começo da próxima semana, os acumulados previstos não são altos mas qualquer chuva é muito bem vinda diante do cenário que se encontra o nosso município. 
Como já faz tempo que não chove forte para aumenta o nível das águas os rios do interior de Três Palmeiras também são afetados, é possível perceber pouca água correndo por eles. 

Em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal na tarde de hoje e segundo o departamento de água e esgoto no momento o abastecimento de água está normal, porem se a falta de chuva persistir o município vai avaliar a situação dos poços artesianos e tomara algumas atitudes, e se o período de falta de chuva ser muito prolongado não se descarta a possibilidade de racionamento de água.
 Conversamos também com o Chefe do Escritório municipal da Emater de Três Palmeiras Hortêncio da Trindade que nos relatou a situação no momento. 
Segundo Trindade no milho se calcula uma quebra entre 50 e 60 por cento hoje. No município de Três Palmeiras são plantados 1500 hectares para grãos e 1000 hectares para silagem. 
Trindade relata que com o milho comprometido a silagem perde qualidade obrigando os produtores de leite darem mais ração para o gado e com isso aumentando os custos de produção.
 As pastagens estão muito afetadas porem diferente do milho em caso de voltar a chover é possível recuperar a mesma.
 Ainda segundo Hortêncio da Trindade a grande maioria das lavouras não vão alcançar 80 sacas por hectares. A nossa estimativa é que muitas lavouras tenham uma rentabilidade abaixo de 80 sacas por hectares. É difícil saber certo por que as previsões para os próximos 2 meses é de pouca chuva e esse senário pode ficar ainda pior  cada dia que passa a situação vai piorando. 
No soja trindade diz que entre 85 e 90 por cento das lavouras estão plantadas sendo que entre 10 a 15 por cento não germinou. Trindade também falou das lavouras de feijão,  Segundo ele as lavouras de feijão estão com percas superiores a do milho.

As fotos  foram tiradas de algumas lavouras de Três Palmeiras



 

Reportagem: Alcione Gondorek

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/