terça-feira, 2 de junho de 2020

Cesurg faz parceria com equipe que estuda cultura da mandioca


Equipe Simanihot desenvolve pesquisa e extensão em mandioca para diversificação e sustentabilidade da agricultura familiar

O Centro de Ensino Superior Riograndense (Cesurg) de Sarandi fechou nessa semana uma parceria com a Equipe Simanihot da Universidade federal de Santa Maria (UFSM). A Equipe Simanihot desenvolve pesquisa e extensão na cultura da mandioca.
A cultura da mandioca é um alimento de extrema importância para alimentação humana, animal e para a indústria. A mandioca foi eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o alimento mais importante do século XXI. No entanto, ainda se percebe uma grande carência em informações técnicas aos produtores rurais quanto a essa cultura.
O encontro que estabeleceu a parceria foi realizado de forma online devido às restrições impostas pela pandemia do Covid-19 e contou com a participação do coordenador do curso de Agronomia do Cesurg, Dr. Rafael Antonio Pasini, e da professora Me. Thais Pollon Zanatta.
Durante a reunião foi discutido o projeto potencial e lacunas de produtividade de mandioca no Brasil.
Essa parceria é de extrema importância porque vamos conseguir identificar quais são as lacunas de produtividade da cultura aqui na região. Vamos entender muita coisa e conseguir dar uma recomendação melhor e mais precisa ao produtor, aumentando o rendimento dele, pois sabe-se que potencial a cultura tem”, comentou a Me. Thais. “Também não podemos deixar de comentar que nosso aluno estará praticando a extensão rural e a pesquisa, além de fortalecer ainda mais o nome da instituição”, acrescentou.
O Cesurg participará desse projeto coletando informações regionais sobre a cultura da mandioca. Essas informações visam trazer mais conhecimento técnico aos próprios produtores rurais, além de orientar com novos conhecimentos e tecnologias.
A mandioca é um alimento utilizado em todas as propriedades rurais. Sendo assim, essa parceria trará grandes benefícios aos agricultores da região, pois eles poderão se valer de informações sobre seu próprio cultivos para aumentar a produtividade da cultura”, afirmou o coordenador Dr. Rafael Pasini.
Desde sua instalação no município de Sarandi o Cesurg busca contribuir com a comunidade regional, e essa parceria certamente trará contribuições importantes as todos os envolvidos.

A Equipe e o programa Simanihot
A Equipe Simanihot é uma equipe multidisciplinar e multiinstitucional de pesquisa e extensão em mandioca para diversificação e sustentabilidade da agricultura familiar. A Equipe desenvolveu um simulador de crescimento, desenvolvimento e produtividade de mandioca baseado no programa Simanihot.
O programa Simanihot é um modelo matemático dinâmico baseado em processos (process – based model) que simula diversos processos ecofisiológicos da cultura da mandioca no passo de tempo de um dia. Utiliza como dados de entrada, as variáveis meteorológicas temperatura mínima e máxima diária e a radiação solar global diária.
O programa é considerado uma importante ferramenta para extensão rural, pois ajuda o produtor na tomada de decisões e resulta em segurança alimentar e lucro para o produtor rural.

Vera Rebonatto
Jornalista
MTE: 17447/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/