segunda-feira, 27 de abril de 2020

Cesurg adquire equipamentos para estudos topográficos

Equipamentos serão utilizados pelos acadêmicos dos cursos de Agronomia e Engenharia Civil

O ano de 2020 tem sido um ano de grandes investimentos no Centro de Ensino Superior Riograndense (Cesurg). Na última semana a instituição recebeu vários equipamentos para o setor de topografia da unidade de Sarandi. Os equipamentos serão utilizados pelos acadêmicos dos cursos de Agronomia e Engenharia Civil.

Entre os itens adquiridos estão estação total, teodolito, nível topográfico e GPS. A estação total e o teodolito, por exemplo, têm a finalidade de fazer medições topográficas; e o nível topográfico tem por finalidade a medição de desníveis entre pontos que estão em alturas distintas.

Segundo o professor e coordenador do curso de Engenharia Civil, Me. Deuander Mello, os profissionais formados no Cesurg terão contato com equipamentos de ponta, e este é mais um diferencial que a instituição oferece. “Não paramos de buscar, em nenhum momento, a atualização de todas as esferas que compõe o processo de ensino-aprendizagem, registrando agora esse acréscimo em mais um setor, o de Topografia. O processo de reconhecimento de níveis, alinhamentos e particularidades de cada relevo, possui o intuito de oferecer o embasamento para serem determinadas as condições de segurança e adequação para as obras e sistemas que contemplam ambos os cursos”, afirmou.

Para o professor e coordenador do curso de Agronomia, Dr. Rafael Antonio Pasini, o Cesurg foi criado com a proposta de trazer ensino presencial e de qualidade para a região. “Apesar desse momento conturbado que vivemos, estamos ansiosos pelo retorno das aulas presenciais com nossos queridos alunos. Investimos em equipamentos modernos para que nossos alunos possam aproveitar o máximo e aprender com o que há de melhor”, disse.

Os equipamentos adquiridos serão utilizados para a realização de estudos topográficos, imprescindíveis tanto na Agronomia quanto na Engenharia Civil. Em Agronomia são usados para quantificação de áreas, mapeamento da plantação e planejamento rural para buscar o melhor aproveitamento da terra, das culturas e insumos, da irrigação e drenagem com o objetivo de alcançar maiores produtividades.

Em Engenharia Civil, os estudos topográficos são usados para elaboração de projetos de edificações, arruamentos e loteamentos, estradas, pontes, viadutos e túneis, barragens, saneamento, entre outros.

Vera Rebonatto
Jornalista
MTE: 17447/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/