quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Programa Prefeito e Secretários com Ideais é lançado à comunidade escolar de Três Palmeiras

Ação faz parte do Programa Juventude com Ideais

Na manhã de terça-feira, 17, foi lançado o Sub-Programa ‘Prefeito e Secretários com Ideais’ nas escolas municipais e estaduais do município. A ação faz parte das atividades do Programa Juventude com Ideais, reconhecido em nível estadual e nacional, oportunizando o exercício da cidadania através do processo eleitoral democrático.

O lançamento foi realizado pelo prefeito municipal, Silvânio Antônio Dias, pela secretária de educação e cultura, Loivani Teresinha Colares, e pela coordenadora do Programa Juventude com Ideais, Celésia Sandri Bender. O Programa tem por objetivo contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres e de oportunizar a vivência no dia-a-dia da administração municipal nos cargos de prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e demais setores da administração pública.

A escolha dos jovens está ligada a pontuação acumulada no boletim do Programa Juventude com Ideais, durante os dois primeiros trimestres letivos do ano, sendo que 20 jovens foram selecionados segundo os critérios: 1) estar cursando o 7º ao 9º ano da rede municipal e estadual de ensino, e do 1º ao 3º ano do ensino médio da rede estadual; 2) não estar eleito no Programa Vereador Mirim desenvolvido pela Câmara Municipal de Vereadores.

Para o prefeito municipal, Silvânio Antônio Dias, “esta ação irá possibilitar aos jovens conhecer as dificuldades e os desafios da administração pública de um município. Também é uma maneira de reconhecer os esforços que os jovens veem se dedicando com o Programa Juventude com Ideais”. Ele comenta ainda que é uma forma de trocar conhecimentos entre os jovens e os responsáveis hoje pelo andamento das atividades desenvolvidas diariamente pelos administradores municipais.

“O programa proporciona aos estudantes experiências desafiadoras, promovendo cada vez mais o protagonismo de sua história além de possibilitar situações diferentes que os tornarão cidadãos conscientes em busca de seus ideais”, afirma a secretaria de educação, Loivani. Ela diz também que é bom ver as conquistas dos estudantes participantes do programa em ações jamais sonhadas como é o caso do Prefeito e Secretários com Ideais.

Os candidatos passaram por eleição, no qual cada cidadão três-palmeirense poderá votar em um jovem, sendo que os mais votados serão eleitos, respectivamente, Prefeito e Vice-Prefeito com Ideais. Os demais mais votados serão considerados Secretários Municipais com Ideais, sendo sorteado a Secretaria ou Departamento. A escolha dos 13 jovens que ocuparão as cadeiras do executivo será por votação on-line pelo site http://www.trespalmeiras.rs.gov.br/ do dia 25 de setembro à 01 de outubro de 2019, e a posse dos escolhidos irá ser realizada no dia 04 de outubro de 2019, durante a Feicat 2019.

Confira os jovens candidatos:

Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Pasqualini
1. Alessandra Picoli – 7º ano
2. Luana Renata Garzlaff – 8º ano
3. Dienifer Thalia da Rosa Marcelo – 7º ano
4. Artur de Oliveira Bueno da Silva – 7º ano
5. Luiza Emilia Beutler – 8º ano
6. Lucas Leandro Leite Ribeiro – 7º ano

Escola Estadual de Ensino Médio José Antônio Ferronato
7. Ana Julia Dias – 2º ano
8. Isadora Willers Machado – 9º ano
9. Karina Trevisan Matieski – 8º ano
10. Daniela Placotnik da Veiga – 3º ano
11. Eduarda Kohlrausch – 2º ano
12. Diego Henrique Correa – 9º ano
13. Caroline Flores Piran – 2º ano
14. Kettilyn Laiza da Silva – 7º ano
15. Ebenezer Peretti – 7º ano

Escola Municipal de Ensino Fundamental Indígena Fag Ror
16. Douglas Farias – 9º ano
17. Bruna Ferreira da Rosa – 7º ano

Escola Estadual de Ensino Fundamental Joaquim Nabuco
18. João Vitor Dossena – 9º ano
19. Jessica da Silva Nogueira – 8º ano
20. Danieli Rodrigues da Rosa – 9º ano

Os 13 jovens escolhidos que ocuparão as funções administrativas durante uma semana juntamente com os atuais servidores, irão ganharão uma viagem para conhecer o Palácio do Piratini, sede do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Contas do Estado. O Prefeito com Ideais também ganhará uma viagem à Brasília para acompanhar de perto as funções do executivo junto a capital federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!