quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Amigos da Progresso promovem reencontro


Evento reuniu cerca de 250 pessoas no sábado, 07 de setembro

O sábado, 07 de setembro, foi marcado de emoção e alegria para amigos que se reencontraram no Distrito de Vila Progresso. O encontro realizado no salão da comunidade luterana IECLB reuniu cerca de 250 pessoas, antigos e atuais moradores da localidade. A ideia do evento surgiu a cerca de um ano e foi concretizada através do empenho de diversas pessoas voluntárias.
Para Claudia Pieri Kohlrausch, uma das organizadoras do encontro, “a ideia surgiu ano passado no baile do ginásio no qual as nossas amigas Madalena Guilant, Marilise Prediger e a Helena Pieri vieram e falaram do sonho de poder reencontrar os amigos de infância, adolescência e juventude”. Com o passar do tempo, a ideia foi amadurecida e criou-se um grupo no Whatsapp que contribuiu para a organização.
A antiga moradora da Progresso, Nair Jung, conta emocionada, que foi um ano de espera para o encontro. “Chegou o dia tão esperado de rever estes amigos tão especiais. Alguns não encontrava a mais de 40 anos, a emoção de cada abraço, cada choro, cada sorriso, isso não tem preço. Foi muito emocionante e vai ficar na memória e no coração de cada um para sempre este dia de muitas emoções. ”
Desde meados da década de 50, o local começou a ser colonizado e devido a proporção que vinha se desenvolvendo, localização geográfica, e também pela diversidade comercial (moinho, sapataria, ferraria, serraria, armazéns) o local passou a ser chamado de “Progresso”. Ao longo dos anos a comunidade cresceu e se desenvolveu, passando de “Progresso”, para “Linha Progresso”, e agora “Distrito de Vila Progresso”.
Para Marelise Prediger, uma das idealizadoras do encontro, “vivi a melhor parte da minha vida lá, onde não se tinha muitas coisas para fazer, mas tínhamos um grupo de jovens muito unidos, saiamos de trator, caminhão e Jeep que cabia 18 pessoas, sem falar que participávamos de campeonatos com time feminino de vôlei, handebol e futsal”.
Estiveram à frente da organização, Claudia Pieri Kohlrausch, Elizete de Andrade, Gilson de Andrade, Enio de Saiba, Marta Grams, Mariza Grams e Cristiane Ross. A organização do almoço contou com colaboração do CPM da Escola Estadual de Ensino Fundamental Joaquim Nabuco.
Para Enio de Saiba, “ nunca perdi o vínculo com a Progresso apesar sair de lá. A infância de alegria a gente nunca esquece e poder reencontrar amigos me fez muito feliz. Tivemos pessoas que participaram de outros estados que percorreram mais de três mil quilômetros para estar aqui e isso foi muito gratificante. Agradecemos imensamente a todos que participaram e que se dedicaram para que o encontro acontecesse”. Conforme a organização o “Encontro dos Amigos da Progresso” será realizado a cada dois anos.

Adriana Friedrich
Luidy André Lazzarotto Roncalio
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Três Palmeiras -RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!