quarta-feira, 23 de agosto de 2017

CESURG sorteia bolsas de estudo no Espetáculo Expresso Literário

Entre os dias 16 e 19 de agosto, mais de 15 mil pessoas prestigiaram o Espetáculo Expresso Literário em Barra Funda. Nesta edição, as apresentações artísticas possuíram o tema central “A importância da leitura na construção do imaginário infantil”. O evento, que ocorreu no Ginásio Municipal de Esportes, contou com um show misturando teatro, música, dança e arte circense com artistas locais vinculados ao Grupo Artístico Municipal, composto por mais de 100 crianças e adolescentes barra-fundenses. O CESURG, instituição que acredita na cultura como ferramenta de transformação, é apoiador do evento desde 2014 e, agora em 2015, sorteou três bolsas de estudo entre todos os espectadores do Expresso Literário.

O espetáculo, realizado anualmente, transforma Barra Funda em um palco de arte e cultura durante a programação. Já em sua 7ª edição, o evento reflete a importância da literatura para a formação do indivíduo. O diretor-presidente do CESURG, Rafael Rossetto, aponta a importância de a instituição manter parcerias com projetos que evidenciem a cultura no interior do Estado. “Acompanhei a sessão de sexta-feira à noite e me emocionei com a criatividade e o talento dos artistas em uma história que destaca a importância da cultura e da educação, assim como da literatura e da leitura, para a nossa vida. Somos seres ainda mais humanos quando respiramos arte e cultura. Por isso apoiamos o evento, pois valorizamos a cultura e reconhecemos a importância do Expresso Literário para Barra Funda e todo o Estado”, evidencia o professor Rafael Rossetto. Os estudantes do Curso de Pedagogia do CESURG também acompanharam o espetáculo na sexta-feira à noite.

Os espectadores que acompanharam as 10 sessões receberam cautelas para concorrer a três bolsas de estudos no CESURG, sendo uma de 100%, outra de 50% e outra de 25%. O sorteio foi realizado na última sessão, na noite de sábado (19), e contou com a presença da professora do CESURG Cyntia Castoldi Destri, representando a instituição, e também com o prefeito Marcos Piaia e a secretária de Assistência Social e primeira-dama Andrize Gelain. Conheça os sorteados:

- Bolsa de 100%: Jonas Decker, de Palmeira das Missões;

- Bolsa de 50%: Eliabe do Amaral, de Novo Barreiro;

- Bolsa de 25%: Arthur F. Zandoná, de Barra Funda.

Leitura no imaginário infantil

Abordando a importância da leitura na construção do imaginário infantil, o enredo ocorre com a personagem central “Katica”, deficiente visual apaixonada pelos livros e por histórias. Com uma percepção de mundo diferenciada, a protagonista dorme e sonha com o trem do Expresso Literário. A Maquinista apresenta livros e conta histórias encenadas ao vivo para Katica, que em seu sonho pode enxergar. Foram abordadas as obras de “Peter Pan”, “Branca de Neve”, as poesias de Mário Quintana, o clássico “O Pequeno Príncipe”, entre outros personagens encantados. Ao final, a personagem faz uma reflexão de como a leitura é relevante para consolidação da imaginação tanto de crianças como de adultos.



Assessoria de Comunicação CESURG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/