quinta-feira, 24 de novembro de 2016

CESURG reforça a importância de refletir sobre a consciência negra


Na última segunda-feira, 21 de novembro, foi realizada em Marau uma palestra sobre a importância de refletir sobre as questões de racismo em vista da data do dia 20 de novembro, constituída no Brasil em memória da luta contra a discriminação dos negros. O dia da consciência negra surgiu para promover a conscientização sobre o sofrimento do povo negro desde a colonização do Brasil, suas lutas e suas conquistas, além de servir para homenagear aqueles que lutaram pelos direitos da raça e seus principais feitos.
Todas as turmas do CESURG|MARAU participaram de uma palestra com o tema “20 de Novembro: dia da Consciência Negra”, ministrada pelo filósofo Rudimar Barea trazendo elementos para os acadêmicos sobre a importância da reflexão sobre essa data e também da constante necessidade de perpetuar um pensamento que preze a valorização da pessoa humana. A principal mensagem transmitida foi que para além de uma data simbólica escolhida em decorrência da morte de Zumbi (líder do Quilombo dos Palmares), também é preciso instigar a reflexão a respeito da história e da cultura do povo negro que ainda sofre preconceito e muitas vezes é excluído da sociedade.
“As pessoas precisam compreender que é a diversidade que gera a riqueza dos seres humanos, é na diversidade que se forma a humanidade, no entanto cada pessoa indiferente de seu credo, de sua cor, de sua etnia deve ser respeitada como Pessoa Humana portadora de dignidade inquestionável”, ressaltou o professor Barea. A noite foi composta de um importante debate e reflexões acerca desse tema relevante de cunho social e acadêmico, pois para além de profissionais, o CESURG tem como objetivo formar cidadãos para o mundo.


Assessoria de Comunicação CESURG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/