quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Tratamento de Sementes - Alternativa que minimiza a incidência de doenças causadas por fungos e bactérias nas lavouras


Para ser obter sucesso nas lavouras é imprescindível a sanidade das sementes, devendo-se ter cuidado com os patógenos vinculados a estas, pois dão continuidade ao ciclo biológico.
As sementes podem abrigar e transportar microrganismos de todos os grupos taxonômicos, patogênicos ou não, por isso a detecção desses organismos torna-se uma das mais importantes ferramentas no manejo fitossanitário de doenças.
Os resultados dos testes empregados para este fim podem indicar a ausência de patógenos, ou ainda, caso o patógeno esteja presente, o nível de inóculo nas sementes. A adoção de medidas conjuntas, como rotação de culturas, eliminação de plantas voluntárias e de hospedeiros secundários, tratamento e utilização de sementes sadias, uso de cultivares resistentes, aplicação de fungicidas e de produtos alternativos, tornam mais eficiente o controle das doenças.
Dessa forma, salienta-se que a grande incidência de patógenos em sementes não tratadas e sua significativa diminuição nas tratadas, demonstra a importância do uso da quimioterapia, já que não erradica as doenças, o que seria muito difícil, mas sim diminui a incidência. Se as sementes não tratadas forem semeadas em lavouras, ocasionará num grande índice de limiar de dano econômico na safra que está ocorrendo e também nos tratos culturais que ficam para as próximas.

Por Eng. Agr. Me. Paloma Sexto (Coordenadora e docente do Curso de Agronomia – Cesurg/Marau)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/