quarta-feira, 27 de julho de 2016

Segundo dia de Caravana reúne mais de mil agricultores familiares em defesa da Previdência Social


Um dos principais fatos que marcaram o dia foi a caminhada pela cidade e posterior bloqueio, por duas horas, da sede da agência do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS)
A cidade de Erechim foi palco, nesta quarta-feira(27), da segunda mobilização da Caravana da Agricultura Familiar em Defesa da Previdência Social, promovida pela Fetraf-RS. Mais de mil agricultores familiares da região do Alto Uruguai, lideranças, dirigentes e parlamentares participaram do ato e afirmaram a contrariedade com a reforma da previdência dos rurais.
Logo cedo, na abertura do evento, os agricultores familiares e lideranças apresentaram uma mística onde enumeraram as principais conquistas da agricultura familiar no que tange à previdência social. Em seguida, ao som da música “Pra Não Dizer que Não Falei das Flores”, de Geraldo Vandré, os participantes deram as mãos, em simbologia à força da união dos trabalhadores na luta pelos seus direitos.

Bloqueio do Inss em protesto pela retirada de direitos

Um dos principais fatos que marcaram o dia foi a caminhada pela cidade e posterior bloqueio, por duas horas, da sede da agência do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Os agricultores familiares e dirigentes manifestaram no local o repúdio à retirada de direitos da classe e também, frisaram os impactos da reforma previdenciária para a sociedade. A coordenadora da Fetraf-RS, Cleonice Back, alertou que uma das graves consequências será a intensificação do êxodo rural, principalmente dos jovens e das mulheres. “Se hoje a juventude e em especial as moças, já têm muita dificuldade para permanecer no campo, imagina com a perspectiva de ter que trabalhar mais 10 anos para se aposentar”, exclamou.
Back destacou ainda que a retirada dos direitos previdenciários não afetará somente a agricultura familiar, mas igualmente, toda sociedade urbana. “A diminuição da produção de alimentos reflete diretamente na vida do trabalhador urbano. Se o campo não produz, poderá faltar alimentos, e sem dúvidas, inflacionará o preço da comida”, projetou. A coordenadora falou que por isso, é essencial que toda a sociedade uma forças na luta pela manutenção dos direitos, pois segundo ela, vivemos numa época de grandes retrocessos.

Somaram força na Caravana

O senador Paulo Paim, coordenador da Frente Parlamentar Mista da Previdência Social e o deputado estadual Altemir Tortelli, coordenador da Parlamentar Gaúcha em Defesa da Previdência Social Rural e Urbana, participaram do ato. Em sua fala, o deputado Tortelli frisou a importância da união dos movimentos e dos trabalhadores do campo e da cidade no enfrentamento à proposta de reforma da Previdência apresentada pelo governo interino de Michel Temer.
Também prestigiaram a Caravana em Erechim, representantes das seguintes entidades: Associação dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos do Alto Uruguai(Atapers), Cresol, Cooperativa Regional de Eletrificação Rural do Alto Uruguai (Creral), Cooperativa de Habitação dos Agricultores familiares (Cooperhaf), Sindicato dos Metalúrgicos, Sindicato da Alimentação, além de prefeitos, vereadores e demais lideranças.
Amanhã (28), a Caravana acontece na cidade de Sarandi. O encerramento será na sexta-feira(29), em Passo Fundo.

Mais informações:
Cleonice Back: (51) 9581-5677 / (54) 9998-0990 / (55) 9984-4907

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/