terça-feira, 29 de setembro de 2015

Projeto Simplificar reformula processo de abertura de novas empresas

O governador José Ivo Sartori e o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, assinaram, nesta segunda-feira (28), no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, protocolo de intenções entre Estado, prefeitura de Porto Alegre e Instituto Empreender Endeavor - Brasil, Sebrae-RS, Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP) e Movimento Brasil Competitivo (MBC). Trata-se do Projeto Simplificar que promove uma reformulação do processo de abertura de novas empresas em Porto Alegre.
O Projeto Simplificar propõe racionalizar custos de gestão e de prestação de serviços públicos qualificados para assegurar e impor padrões de procedimentos, visando à máxima eficiência e agilidade. Para o governador essa é importante parceria que vai ajudar a destravar os licenciamentos de empresas tanto por parte da prefeitura como dos órgãos estaduais. "Descomplicar os processos é fundamental para estimular o empreendedorismo e consequentemente diminuir o tempo em que se leva para começar um novo negócio. Desta forma, Porto Alegre ganha porque pode se tornar um modelo para outras cidades do Rio Grande do Sul", afirma. Acrescentou ainda que este trabalho conjunto entre todas as áreas e temas é benéfico para se criar um ambiente próspero. "Precisamos criar acima de tudo um ambiente favorável. Temos que acreditar na atividade produtiva, no investimento, na inovação, na competitividade e no desenvolvimento sustentável", destacou.
O secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, ressaltou as parcerias que o Estado possui para ajudar o desenvolvimento de todos. "Precisamos não só não ser um atravancador do desenvolvimento, mas efetivamente ser um facilitador, e ser um case de sucesso em todas as iniciativas empreendedoras porque temos só duas saídas.
Uma delas é uma gestão qualificada e a possibilidade de gerenciar melhor os recursos que temos. A outra é efetivamente fazer com que o estado possa retomar o desenvolvimento, ser um estado empreendedor", garante.
A preocupação com a agilidade nos encaminhamentos dos processos foi citado pelo prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, que destacou o fato de o Rio Grande do Sul romper com a burocratização e lentidão para poder avançar em novas ações. "Porto Alegre e o Rio Grande do Sul disputaram e foram reconhecidos pela Endeavor e já estamos sentindo seus primeiros resultados na busca do diagnóstico, que começa a apontar caminhos a serem seguidos para vencer e sair dessa situação. Desejamos ser uma referência nacional no que diz respeito aos licenciamentos de empresas", assegura. Também assinaram o protocolo de intenções Juliano Seabra Santiago de Oliveira Silva, do Endeavor - Brasil; Luiz Ildebrando Pierry, do PGQP; Derly Cunha Fialho, diretor superintendente do Sebrae/RS; e Isabel Reis, do MBC.
A maior agilidade na abertura de empresas vai apoiar os empreendedores na implementação de negócios com a consequente geração de empregos e renda. Dados da Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul indicam que de janeiro a agosto de 2015 foram constituídas 79.120 novas empresas no Rio Grande do Sul, das quais 8.919 como empreendedor, 10.095 limitadas, 43 sociedades, 24 cooperativas, 57.880 de micro empreendedor individual (MEI), 2.136 na categoria de Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) e 23 em outra categoria. Participam deste projeto as secretarias do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Junta Comercial), da Fazenda, da Segurança Pública (Corpo de Bombeiros), Secretaria Geral de Governo e Secretaria Municipal de Gestão.
Texto: Cassiane Osório e Ascom Sdect
Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini
Edição: Léa Aragón/Secom
Postagem: Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/